Durante a cerimônia de entrega dos Projetos Executivos de Melhorias da Infraestrutura Turística, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR/RN) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN), o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Abdon Gosson, destacou a importância da interiorização do turismo no estado.
Com mais de quatro décadas de experiência no setor, Gosson ressaltou que, pela primeira vez, testemunha um esforço concreto para promover o turismo no interior do Rio Grande do Norte. Ele enfatizou a criação de uma infraestrutura que possibilitará a expansão do turismo para regiões onde antes isso era inviável.

O presidente da ABIH parabenizou o governo do estado pela iniciativa, especialmente pelo caráter de curto prazo das obras, que prometem trazer resultados tangíveis rapidamente. Ele expressou sua confiança de que, com essas melhorias, o setor privado poderá alavancar o turismo em áreas do interior do RN.
Gosson destacou ainda que a interiorização do turismo terá um impacto significativo no tempo médio de permanência dos turistas no estado, atualmente em torno de 8 dias. Ele considera essa iniciativa como um avanço real e concreto que promete aumentar a presença turística em todo o Rio Grande do Norte.
Os projetos executivos de melhorias da infraestrutura turística representam um investimento de 4,5 milhões de reais, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões interioranas do estado, ao mesmo tempo em que diversifica e fortalece a oferta turística potiguar.
Rio Grande do Norte tem o maior fluxo turístico dos últimos 7 anos
O Rio Grande do Norte tem o melhor fevereiro, em fluxo de passageiros no aeroporto nos últimos 7 anos. O crescimento nos números é reflexo do trabalho de promoção intensificado nos últimos anos que posicionou o destino no cenário nacional e internacional.
Esse momento também é otimista, pois soma aos esforços e expectativas da nova administradora do aeroporto, o grupo Zurich, e o Governo do Rio Grande do Norte.
Os dados foram levantados pelo Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio) que mostrou também
“Esse resultado mostra o trabalho contínuo de promoção do Rio Grande do Norte como destino turístico. Isso nos deixa otimista, principalmente agora com a chegada do novo aeroporto, com a Zurich”, diz a diretora de Promoção Turística da Emprotur-RN, Nayara Santana.
Os dados fazem parte do levantamento do Setor de Inteligência da Emprotur-RN que utiliza ferramentas como o Sirío e o Fordwardkeys. A ForwardKeys é uma plataforma de inteligência de viagens oferecendo informações detalhadas sobre itinerários de viagem dos passageiros, perfis avançados e padrões de comportamento e preferências em seus destinos.