BUSCAR
BUSCAR
Premiação
Prêmio Literário enfatiza vida e obra de Nísia Floresta em versos e cordéis
Inscrições para participação na prêmiação já estão abertas e podem ser realizadas até às 23h59 do dia 01 de agosto
Redação
19/06/2020 | 11:16

Em 2020 comemora-se os 210 anos de nascimento da escritora e poeta Nísia Floresta. E para celebrar o fato histórico, o Museu, batizado com o nome de Nísia e o Centro de Documentação e Comunicação Popular (Cecop), lançam o Prêmio Nísia Floresta de Literatura – 210 anos.

Apesar da importância histórica e literária da escritora para o país e o mundo, Nísia Floresta ainda continua desconhecida pela maioria da população. E isso não se deve somente ao fato de Nísia ter vivido grande parte de sua vida no exterior. Estudos aprofundados sobre o tema ressaltam que essa pouca difusão da autora se deve ao silêncio imposto à voz das mulheres, principalmente a Nísia, que numa época de poucas liberdades ousou contestar a dominação histórica do sistema patriarcado.

Soma-se a isso o descuido com a memória nacional e a ausência de políticas públicas que reparem essa dívida histórica. O prêmio que homenagerá Nísia é de abrangência nacional e contemplará a seleção e premiação de obras literárias inéditas no gênero literatura de cordel, escrita no idioma português do Brasil, aberto à participação de poetas populares, natos ou naturalizados, a partir dos 18 anos de idade.

Em 2020 celebra-se os 210anos de Nísia. Foto: Divulgação

“O Prêmio Nísia Floresta de Literatura tem como objetivo contribuir para a difusão da memória, história e da obra da escritora através da instituição de um prêmio. E através dessa prática, incentivar a produção literária em todo o território nacional a partir da literatura de cordel”, afirmou Talita Barbosa, coordenadora do Museu Nísia Floresta.

Concurso

O concurso realizará a seleção e premiação de obras literárias inéditas no gênero literatura de cordel, aberto à participação de poetas populares. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e os 20 melhores textos em cordéis irão compor a publicação de um livro. A premiação é parte das ações do III Festival Literário Nísia Floresta que foi contemplado no edital de seleção pública Feiras e Ações Literárias do Ministério da Cidadania.

Para Raimundo Melo, coordenador do Cecop, num momento de crise política, sanitária, de isolamento social e ataques virulentos à cultura brasileira, o Prêmio Literário Nísia Floresta estimula um mergulho na vida e obra dessa importante escritora potiguar, ao mesmo tempo que estimula a produção e difusão do cordel como patrimônio imaterial do país.

As inscrições para participação na prêmiação já estão abertas e podem ser realizadas até às 23h59 do dia 01 de agosto, através do endereço eletrônico: [email protected] .

O resultado tem previsão de anúncio para o mês de outubro. Todas as informações sobre o Prêmio Nísia Floresta de Literatura, edital e demais anexos necessários à inscrição, podem ser acessadas AQUI.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.