BUSCAR
BUSCAR
Parceria

Prefeitura do Natal e Instituto Ayrton Senna renovam parceria

Mais de 1.100 estudantes já foram alfabetizados e estimativa é que cerca de 35 mil estudantes sejam beneficiados até o final do ano
Redação
27/03/2025 | 08:52

A Prefeitura do Natal e o Instituto Ayrton Senna assinaram nesta quarta-feira 26 o termo de expansão de uma parceria para ações na rede municipal de ensino. A colaboração visa renovar os programas de correção de fluxo “Se Liga” e “Acelera Brasil”, além de introduzir o programa “Gestão Nota 10”. O evento contou com a presença do prefeito Paulinho Freire (União) e do vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini.

Mais de 1.100 estudantes já foram alfabetizados por meio da parceria anterior, e a proposta para 2025 é expandir os programas para toda a rede municipal. A estimativa é que cerca de 35 mil estudantes em 75 escolas sejam beneficiados até o final do ano.

Parceria Prefeitura de Natal e Instituto Ayrton Senna SEMURE (25)
Cerimônia para renovação e ampliação de parceria aconteceu no Cemure, com a presença de diversas autoridades. Foto: José Aldenir/Agora RN

O programa “Gestão Nota 10” tem como objetivo permitir que as escolas identifiquem e solucionem problemas de forma mais eficiente, otimizando os recursos disponíveis e fortalecendo a gestão educacional. A proposta é acompanhar de perto o desenvolvimento das unidades escolares, garantindo um planejamento eficaz para melhorar o aprendizado dos alunos.

O vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini, explicou o funcionamento do programa e a importância da parceria. “Esse programa especificamente em Natal faz parte de um plano anual de aceleração da educação. Natal é um dos seis municípios beneficiados, junto com Maceió, Jaboatão dos Guararapes, Nova Iguaçu, Macaé e São Luís. A ideia é permanecer por três a quatro anos, transformando os programas em políticas públicas municipais”, afirmou.

Fulini também mencionou a urgência em recompor a aprendizagem dos alunos. “Muitos avançaram de série sem se alfabetizar, e é por isso que estamos aqui para apoiar e ajudar Natal a acelerar seu desempenho educacional”, completou.

O prefeito Paulinho Freire ressaltou a importância da parceria. “Era um sonho trazer essa colaboração para a educação de Natal. A Fundação Ayrton Senna tem um trabalho de excelência em todo o Brasil, transformando educação em vários municípios. Nosso objetivo é qualificar ainda mais os professores e melhorar o ensino”, disse.

O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, destacou a ampliação do projeto. “Estamos trabalhando para que o aluno não apenas entre, mas permaneça na rede de ensino. Com essa parceria, vamos reduzir a evasão e a repetição, garantindo uma educação de qualidade e inclusiva”, explicou. Segundo ele, o projeto abrangerá todas as 75 escolas municipais, beneficiando diretamente até 35 mil estudantes.

O programa “Se Liga” e “Acelera Brasil” é voltado para o ensino fundamental, atendendo tanto os anos iniciais quanto os anos finais. “Nas creches, já temos outras políticas implementadas. Com essa parceria, garantimos formação continuada para os professores, o que resultará em melhor desempenho na educação municipal”, acrescentou Fernandes.

Com a parceria, a Prefeitura também planeja convocar novos professores por meio de concurso público. “Nosso planejamento prevê a convocação de aproximadamente 450 novos profissionais para reforçar o ensino nas escolas e CMEIs”, concluiu o secretário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS