BUSCAR
BUSCAR
Mobilidade
Prefeitura do Natal investe em campanha de faixa de pedestre para salvar vidas no trânsito
Nova campanha de valorização da importante sinalização salva vidas no trânsito
Redação
05/04/2021 | 17:34

Oficialmente foram os ingleses que inventaram a faixa de pedestre e a banda Beatles imortalizou a sinalização em um de seus melhores álbuns, Abbey Road. O que a história não conta é que o recurso de travessia já existia há pelos menos dois milênios na Pompéia (Itália), onde os pedestres cruzavam as vias sem precisar pisar na rua propriamente dita – onde corria água de drenagem e o saneamento rústico da cidade. No Brasil, ela ganhou relevância após o surgimento do Novo Código Brasileiro de Trânsito.

De olho nessa historicidade e na importância da faixa de pedestre, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (STTU) – ganhou as ruas nesta semana com uma nova campanha de valorização desta importante sinalização e que salva vidas no trânsito.

De acordo com o secretário da STTU, Paulo César Medeiros, a campanha tem o objetivo de esclarecer importantes passos para a travessia segura da faixa na via. “Não basta apenas se aproximar da faixa, é preciso fazer o sinal de vida e esperar a parada dos carros e, finalmente, atravessar de um lado a outro da pista seguindo uma série de protocolos de segurança.”

O pedestre deve tomar cuidados considerando principalmente tópicos como a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, além de observar os dois lados da via antes de atravessar. Por outro lado, parar antes da faixa de pedestre, dando preferência a travessia da pessoa, é uma obrigação do motorista. Não dar preferência é considerada infração, rende multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Essas e outras dicas são passadas pelos educadores de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) ao vivo durante a travessia de pedestres em locais previamente definidos. Para essa semana, o cronograma de inserções educativas sobre a faixa de pedestre segue o seguinte roteiro nos turnos da manhã e tarde.

Na segunda-feira (05), a ação foi realizada no cruzamento da Av. Capitão-mor Gouveia com a rua Vital de Oliveira, no bairro de Nazaré (imediações da Rodoviária Nova); na terça-feira (06), será no cruzamento da Avenidas Bernardo Vieira e Jaguarari, em Lagoa Seca; Na quarta-feira (07), acontece na Faixa de Pedestre embaixo do Viaduto do Baldo, no Centro; e na sexta-feira (09), será realizada na Avenida Tenente Alberto Gomes – na altura da Escola Padre Miguelinho (Alecrim).

O respeito à travessia na faixa vem colocando Natal como um dos exemplos nacionais e mostrar a mão com o braço estendido antes de cruzar a via tem sido uma convenção que todos os natalenses estão adotando por meio da conscientização de campanhas como essas.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.