BUSCAR
BUSCAR
Decisão

Prefeito de Lagoa Nova suspende concurso público; Provas seriam aplicadas neste domingo 5

Decisão foi assinada pelo prefeito Iranildo Aciole da Silva e publicado no jornal do Estado
Redação
03/01/2025 | 15:37

A Prefeitura Municipal de Lagoa Nova anunciou a suspensão do Concurso Público nº 01/2024 nesta sexta-feira 3. A decisão foi publicada no Decreto Municipal nº 1879/2025, assinado pelo prefeito Iranildo Aciole da Silva e publicado no jornal do Estado, e inclui a suspensão do certame das Câmaras Municipais de Lagoa Nova e Parelhas.

Ambas casas legislativas também publicaram decreto anunciando a suspensão. Na avaliação do ex-prefeito do município, Luciano Santos, a medida é “equivocada”. A aplicação das provas objetivas do certame estavam previstas para este domingo 5.

concurso
Prefeito de Lagoa Nova suspende concurso público; Provas seriam aplicadas neste domingo 5 - Foto: Arquivo

Leia também: Prefeitura de Mossoró divulga calendário de pagamento de servidores para 2025

Conforme o decreto assinado pelo novo prefeito de Lagoa Nova, a suspensão foi determinada após parecer jurídico que identificou a necessidade de ajustes para assegurar o cumprimento dos princípios constitucionais da legalidade, eficiência, moralidade e economicidade. A ação tem como objetivo realizar estudos técnicos e diagnósticos detalhados sobre a viabilidade do concurso, pautados nos princípios da transparência e da publicidade.

O concurso público em questão foi realizado pela Prefeitura de Lagoa Nova, durante a gestão do ex-prefeito Luciano Santos, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa Nova, a Câmara Municipal de Parelhas e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN).

As inscrições para o concurso ocorreram entre outubro e novembro de 2024, com a oferta de mais de 90 vagas distribuídas entre as áreas de educação, advocacia, auditoria, saúde, infraestrutura e economia, destinadas a candidatos de níveis fundamental, médio e superior. De acordo com o cronograma, as provas objetivas estavam previstas para o próximo domingo 5.

Com a suspensão do concurso, foi criado, por meio de decreto, um Grupo de Trabalho coordenado pelo Gabinete do Prefeito, com apoio da Procuradoria Geral e da Controladoria Geral do Município. O grupo será responsável por realizar a avaliação jurídica e financeira do certame, além de elaborar um relatório técnico sobre sua viabilidade, necessidade e impacto econômico.

O decreto também prevê a participação de especialistas, representantes de instituições de ensino e pesquisa, e membros da sociedade civil organizada, para contribuir com o debate técnico. A composição final do grupo será definida em ato posterior pelo chefe do Poder Executivo.

FUNCERN se manifesta sobre decisão

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) comunicou nesta sexta-feira 3 a suspensão do concurso público da Prefeitura de Lagoa Nova e das Câmaras Municipais de Lagoa Nova e Parelhas, que seria realizado no próximo domingo, 5 de janeiro. A decisão foi anunciada após determinações das administrações municipais.

Segundo a FUNCERN, a Prefeitura de Lagoa Nova notificou a suspensão às 19h25 da quinta-feira 2. Na sexta-feira 3, as Câmaras Municipais de Lagoa Nova e Parelhas também formalizaram a decisão, respectivamente, às 11h e 12h. A Fundação afirmou não ter ingerência sobre a decisão e destacou que está adotando as providências necessárias para o cumprimento da medida.

A FUNCERN reforçou seu compromisso com a transparência e lisura na organização de concursos e informou que o caso será levado ao Ministério Público do Rio Grande do Norte para os devidos esclarecimentos.

Com mais de 20 anos de experiência em processos seletivos, a Fundação lamentou a suspensão às vésperas da aplicação das provas e se colocou à disposição para prestar informações sobre o ocorrido. A nova data para o concurso ainda não foi definida.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Homem morre e mulher fica ferida em acidente na BR-101 na Grande Natal
Caso aconteceu na manhã deste domingo 5 em Parnamirim
05/01/2025 às 11:19
RN ganha voo inédito do Aeroparque na Argentina
Com 174 passageiros, aeronave pousou na madrugada deste domingo e é mais um incremento feito pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do turismo potiguar
05/01/2025 às 09:09
Policiais militares salvam vida de recém-nascida em Ceará-Mirim
Caso aconteceu na noite deste sábado 4
05/01/2025 às 08:58
Servidora aposentada desaparecida é encontrada morta no Seridó potiguar, informa governadora
Mulher de 64 anos tinha saído de casa na quarta-feira 1, em Currais Novos e, desde então, não entrou mais em contato com a família
04/01/2025 às 16:13
PM captura foragido da justiça em São José de Mipibu
Oficias receberam uma informação de que um indivíduo com um mandado de prisão em aberto estaria em uma residência no distrito
04/01/2025 às 15:45
Três pontos do litoral potiguar estão impróprios para banho
Pontos identificados como impróprios são todos ligados aos Rios Pirangi e Pium, na Grande Natal
04/01/2025 às 15:30
Prefeito de Assú (RN) toma posse; confira os vereadores eleitos e os novos secretários
Lula Soares destacou que as escolhas dos secretários foram feitas com base na competência, experiência e compromisso
04/01/2025 às 14:29
UFRN desenvolve game para auxiliar no atendimento em unidades básicas de saúde
Denominado Estomagame, o aplicativo tem como autores Luana Souza Freitas e Isabelle Katherinne Fernandes Costa
04/01/2025 às 11:20
Litoral do Rio Grande do Norte possui todas as praias próprias para banho
O primeiro boletim de 2025 identificou, também, três pontos impróprios banho: Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta e Rio Pirangi (Ponte Nova) e Rio Pirangi-Pium(Balneário), em Parnamirim
04/01/2025 às 11:13
Bombeiros do RN resgatam 4 filhotes de gato em teto de residência em Assú
Os animais foram encontrados em uma laje de difícil acesso
04/01/2025 às 10:53