BUSCAR
BUSCAR
Carreira
Potiguar Maria Fxntes lança vídeo-arte para a performance ‘’Banho de Sal’’
Artista atua na cena musical norte-riograndense há mais de 10 anos e já integrou projetos autorais de diferentes estilos e gêneros musicais
Redação
22/10/2021 | 08:34

A cantora e compositora Maria Fxntes lança, nesta sexta-feira 22, o vídeo-arte ‘’Banho de Sal’’, às 11 horas, no YouTube. A obra foi realizada em parceria com a artista visual Guesc, sendo a segunda peça da trilogia ‘’Solidão e Sal’’, projeto patrocinado pelo Sebrae RN cujo o intuito é encerrar o ciclo artístico que envolve o EP Salmoura, lançado em 2020 pela artista potiguar.

Maria Fxntes atua na cena musical norte-riograndense há mais de 10 anos e já integrou projetos autorais de diferentes estilos e gêneros musicais. No início de 2020, ao lado do produtor musical Dante Augusto e do selo Rizomarte Records, lançou as cinco músicas que compõem Salmoura. De 2020 para cá, a artista já marcou presença em importantes eventos culturais, como o Burburinho Festival de Artes e Festival Dosol Sessions Online, além de ser a grande vencedora do Edital Música Transforma do Som Sem Plugs 2020. Suas músicas autorais também integram a trilha sonora original dos curta-metragens potiguares “Womaneater” e “Pequena Flor de Ameixa”.

O conceito da obra ‘’Banho de Sal’’ é atravessado pelas fusões que Maria desenvolve com as diferentes camadas de sua expressão artística. Desta vez, a artista compôs e produziu a trilha sonora inédita para interagir com a sua narração do texto da escritora e poetisa Ana de Santana.A concepção visual da obra incorpora as nuances de uma performance de Maria Fxntes filmada por Guesc, abrindo uma brecha que permite assistir o passo-a-passo do rito presente na capa do EP Salmoura.

A força poética da narrativa segue o fio da conexão com o tempo presente e seus desafios. De acordo com a artista ‘’Banho de Sal traz reflexões sobre a necessidade de reconhecer a importância do estado de solitude, ferramenta para o autoconhecimento e terreno fértil para a auto-expressão e exercício da criatividade’’ e completa ‘’para curar feridas é necessário recolher-se. Para se ouvir, é necessário silenciar o resto do mundo.’’

Além do videoarte ‘’Banho de Sal’’, a trilogia ‘’Solidão e Sal’’ é composta pelo videoclipe ‘’A Temperatura da Tua Pele’’ e pela tiragem de 100 cópias de um zine que será lançado oficialmente no dia 05/11, apresentando imagens inéditas dos ensaios fotográficos realizados para a construção da identidade visual do ep e de todo o processo criativo que percorre a obra. Os três trabalhos são fruto da parceria entre Maria Fxntes e Guesc.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.