BUSCAR
BUSCAR
Sustentável
Potencial turístico de projeto de recuperação das nascentes do Potengi é debatido na Setur
Ação prevê a restauração da região degradada, cercamento das áreas de preservação permanentes, a necessidade de sinalização e construção de roteiros turísticos
Redação
21/09/2021 | 07:49

O projeto de recuperação da nascente do rio Potengi é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), e prevê o uso sustentável dessas áreas, associando a preservação com o desenvolvimento turístico em Cerro-Corá, cidade onde nasce o Potengi. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira 20, para a secretária estadual de Turismo, Aninha Costa, e para a subsecretária de Políticas e Gestão Turística, Solange Portela. A ação prevê a restauração da região degradada, cercamento das áreas de preservação permanentes, a necessidade de sinalização e construção de roteiros turísticos, sempre com foco na ampliação da consciência ambiental e na preservação da nascente.

A ideia foi apresentada por Robson Henrique, coordenador de Meio Ambiente e Saneamento da SEMARH. Ele pontuou o potencial da região da nascente como área de interesse para o turismo, bem como o impacto educacional relevante que o projeto poderá ter, uma vez que escolas de várias regiões do estado poderão realizar aulas de campo no local.

Aninha Costa sugeriu que sejam realizadas capacitações para os atores do turismo local, além de formação de guias. A secretária afirmou que para a ideia dar certo é preciso envolvimento da comunidade, e que a construção de um roteiro turístico necessita de planejamento para que a ideia não seja descontinuada em pouco tempo.

Ainda participaram da reunião a Subcoordenadora de Regionalização do Turismo, Mércia Motta, a equipe de obras e serviços turísticos da Setur/RN, e Benedita Cleide Souza Campos, subcoordenadora de Meio Ambiente da Semarh.

Como encaminhamento prático da reunião, a Setur, Idema e Semarh realizarão uma visita técnica na próxima quinta 23, à área prevista para o projeto em Cerro-Corá. A partir da visita, a Setur/RN irá avaliar as potencialidades e a viabilidade turística do projeto de recuperação das nascentes do rio Potengi.

“Com essa visita técnica queremos conhecer mais sobre o projeto. Considero uma iniciativa bastante positiva, principalmente pelo impacto educativo nas futuras gerações. Contudo, para integração com o turismo é necessário um planejamento muito detalhado para que essa ideia traga retornos práticos para os moradores de Cerro-Corá”, afirmou Aninha Costa.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.