BUSCAR
BUSCAR
Atitude
Por telefone, bombeiros salvam idoso engasgado com pedaço de carne
Por telefone os militares orientaram a solicitante a executar a Manobra de Heimilich
Correio de Minas
23/08/2020 | 13:37

Tarde de sábado 22, os bombeiros de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, receberam uma ligação de uma mulher, de 37 anos, residente no bairro Santa Matilde, informando que seu pai, um idoso de 75 anos, encontrava-se com obstrução respiratória, pois, segundo a mesma, enquanto almoçava o idoso se engasgou com um pedaço de carne e não conseguia respirar já apresentando dificuldades com obstrução das vias aéreas.

Por telefone os militares orientaram a solicitante a executar a Manobra de Heimilich, que é o procedimento correto para socorrer vítimas de engasgamento; mediante as orientações, a filha do Idoso executou as manobras acompanhando o bombeiro que passou as orientações pelo telefone logrando êxito.

Nesse intervalo uma equipe deslocou-se ao local e verificou que o idoso já havia restabelecido a respiração normal expelindo o alimento que obstruia sua respiração; foi também repassado demais orientações uma vez que a vítima recusou comparecimento ao Hospital.

O que é a manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.