BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Politicamente, Rosalba Ciarlini e José Agripino entrariam na alça de mira da CPI da Arena das Dunas
Confira a coluna de Alex Viana desta quinta-feira 24
Alex Viana
24/06/2021 | 08:41

Duas CPIs
A novidade sobre CPIs, é que a Assembleia terá duas. Além da da covid, tramitará a da Arena das Dunas, que investigará irregularidades na construção do estádio da copa de 2014 no Brasil.

Pano pra manga
Se o Ministério Público e a Polícia Federal enviarem toda a documentação das investigações feitas até agora sobre os malfeitos desta obra, a CPI da Arena das Dunas terá muito pano para a manga.

Na mira
Politicamente, pelo menos dois políticos entrariam na alça de mira da CPI. A ex-governadora Rosalba Ciarlini e o ex-senador José Agripino.

Confronto
Na avaliação de oposicionistas, o governo Fátima deverá se esmerar para que o noticiário da CPI da Arena das Dunas, pela qual se interessa, se sobreponha à da CPI da covid, que a desagrada.

Blocão na CPI
A oposição conseguiu formar um “blocão” ontem na Assembleia, contendo 15 parlamentares, confirmando, assim, a indicação de três membros para a CPI da covid, de um total de cinco. A oposição deve confirmar os nomes dos oposicionistas Kelps Lima (Solidariedade), Gustavo Carvalho (PSDB) e Getúlio Rego (DEM) como membros da comissão.

Bloquinho
O bloco formado pela bancada do governo deverá somar, no máximo, nove deputados, indicando, proporcionalmente, dois membros como integrantes da CPI. Oposição deverá indicar o presidente e o governo a relatoria.

Líderes oposicionistas
A façanha só foi possível porque a maioria dos blocos partidários é liderada por oposicionistas, embora alguns tenham até mais governistas que oposicionistas em sua composição. Esse é o caso por exemplo do PSD.

Artimanha
Formado pelo oposicionista Galeno Torquato e pelos governistas Jacó Jácome e Vivaldo Costa, Galeno, sendo de oposição e líder do bloco partidário, levou o bloco do PSD para o blocão da oposição.

Outros partidos
No PSDB, embora tenha governistas, como Raimundo Fernandes, o líder é Tomba Farias, da oposição. Tomba levou o bloco do PSDB para o blocão da oposição. O mesmo ocorreu em blocos envolvendo DEM, MDB e outros partidos.

Atenção
Da linha de frente de defesa do governo Fátima Bezerra (PT) no quesito legalidade, o controlador-geral do Estado, Pedro Lopes, acredita que não haverá qualquer problema para o governo. “Contudo requererá atenção a sua tramitação”, diz.

Revisão
Sobre todos os pontos levantados pela oposição, o controlador disse que o governo já revisou todos os processos de execução, inclusive alguns já auditados pelo TCE e CGU com parecer de regularidade. “Outros já tratamos pontualmente rebatendo fake news. Enfim, vamos aguardar as convocações e prestar os esclarecimentos e especialmente destacar os resultados obtidos na gestão”, disse.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.