BUSCAR
BUSCAR
Curso
Polícia Civil encerra curso de faro para busca de desaparecidos nesta sexta-feira 11
O curso, que teve início na segunda-feira (07), está capacitando 50 agentes de segurança pública, de 14 estados, sendo cinco policiais civis do RN
Redação
10/03/2022 | 16:45

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) e o Grupamento de Busca e Resgate com Cães (GBR Brasil) encerram, nesta sexta-feira (11), o curso de Mantraling – nos níveis I e II, no (endereço), dando continuidade às provas e à trilha de 48h de envelhecimento em área urbana, simulando a passagem de um foragido ou vítima em um local com a investigação após dois dias. As práticas iniciaram desde a última segunda-feira (07), sendo o primeiro dia composto pela etapa Trilha sem Trilha, onde ambienta uma situação de um criminoso estar em um local sem trilha para o cão percorrer. Em seguida, ocorre a trilha Salto, na qual é simulada a trajetória de uma vítima ou foragido por meio de veículos de transporte público e a investigação com o cão em atividade em pontos certos.

O curso, que teve início na segunda-feira (07), está capacitando 50 agentes de segurança pública, de 14 estados, sendo cinco policiais civis do RN. O Mantrailing pode ser definido como ir do ponto A (início da trilha) ao ponto B (final da trilha) de maneira mais rápida possível. É uma das três modalidades de faro para busca de desaparecidos. O mantrailing parte do instinto de caça aguçado dos cães, de sua habilidade natural de trilhar. O condutor deve aprender a ler, interpretar e entender seu cão. Saber diferenciar quando ele está trilhando, procurando ou distraído. Mantrailing é, portanto, mais fácil para o cão, porém, mais difícil para o condutor; enquanto rastreio, sendo um método artificial, é mais difícil e forçado para o cão, sendo mais fácil para o condutor.

Ao longo das aulas práticas de Mantrailing estão sendo promovidas: a coleta de odor, a colocação de peitoral, as trilhas com despedida, trilhas sem despedida e trilhas às cegas. Os Instrutores do Grupamento de Busca e Resgate com Cães (GBR Brasil) serão: Ataide de Andrade dos Santos (PMSP), Lins Henrique Machado Dos Santos (PMBA), Marcos Ricardo Cardoso (New Dog Protection K9), Patrícia da Silva Rossetti (CGM ITU), Simone Antunes de Souza Lucatto (GCM Guarulhos). Além disso, ainda haverá a prova de certificação de cães em Mantrailing.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.