BUSCAR
BUSCAR
Novo vereador
Pedro Gorki toma posse e se torna o vereador mais jovem da Câmara Municipal de Natal
Sessão especial de posse foi na manhã desta sexta-feira 9
Redação
09/07/2021 | 12:15

O mais novo vereador de Natal tomou posse na manhã desta sexta-feira 9 em sessão especial na Câmara Municipal. Pedro Gorki obteve 1.225 votos nas eleições de 2020 e assumiu como suplente da vaga da vereadora Júlia Arruda (PCdoB), colega de partido que assumiu a Secretaria Estadual da Mulher. Ele é o vereador mais jovem da Casa, com apenas 20 anos de idade. Além do presidente da Câmara, Paulinho Freire (PDT), e vereadores como Brisa Bracchi (PT), Divaneide Basílio (PT), Robério Paulino (PSOL), Herberth Sena (PL), Luciano Nascimento (PTB), Milkei Leite (PV), Preto Aquino (PSD), Nina Sousa (PDT), Anderson Lopes (Solidariedade), Felipe Alves (PDT) e Eribaldo Medeiros (PSB), a cerimônia contou com a presença da deputada federal Natália Bonavides (PT).

“É um momento de muita felicidade, por mais uma vez poder servir ao povo da minha cidade. Eu servi nos grêmios, nas lutas estudantis e poder servir através da Câmara é um orgulho enorme por trazer aqui para dentro, bandeiras de lutas de resistência, trazer a bandeira da juventude, da educação, do povo da periferia, das comunidades. Chegamos aqui com o desafio de repartir o poder e fazer com que a Casa seja a casa do povo”, disse o jovem vereador.

Anteriormente, ao Agora RN, ele disse que vai fazer um mandato de oposição e críticas ao Executivo municipal. Pedro também já se posicionou a favor da CEI que vai investigar os contratos de compra de respiradores da Prefeitura, situação desencadeado através da Operação Rebotalho – deflagrada no início deste mês.

Pedro Gorki nasceu em Natal e cresceu no bairro da Cidade da Esperança, na Zona Oeste. O jovem é estudante e faz da luta pelo bem comum uma sina desde pequeno, quando começou a atuar no movimento estudantil aos 12 anos de idade. Militante desde muito cedo, é filho de pais advogados e ativistas sociais. Seus laços familiares maternos e paternos possuem uma histórica relação com a esquerda progressista potiguar.

Além de estudante de pedagogia da UFRN, Pedro Gorki é pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), coordenador do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire, presidente da União da Juventude Socialista de Natal (UJS-Natal) e dirigente nacional UJS.

Começou sua militância social no Movimento Estudantil em 2012, quando estudava em um colégio católico de Natal e lutava por um grêmio estudantil. Depois das famosas jornadas de junho de 2013, intensificou sua militância em favor das bandeiras do passe livre para os estudantes e contra o aumento das passagens no transporte público.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.