O candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire (União Brasil) destacou no horário eleitoral gratuito desta segunda-feira 9 propostas voltadas para as mulheres natalenses.
Ele elencou ações para auxiliar mulheres a trabalhar e a cuidar da família. “Um dos grandes dramas das famílias que precisam das escolas públicas é o sorteio de vagas nas creches municipais, um legado cruel que o candidato que passou 12 anos no poder agravou. Vamos mudar isso com o programa Fila Zero”, disse.
Paulinho Freire almeja construir novos Cmeis e fazer parcerias com creches privadas, além de construir escolas de ensino integral nas quatro regiões da capital potiguar, assim como um centro de referência em educação especial para crianças com deficiência.
“Outra dificuldade das mulheres é conseguir trabalho e renda. Vou construir novos centro municipais de emprego para homens e mulheres nas Zonas Norte e Oeste, além de um centro integrado para capacitação de mulheres na Zona Norte”, apontou o candidato.
O candidato promete também combater a violência contra as mulheres. “Ampliaremos as equipes da Patrulha Maria da Penha e construiremos 10 novos centros de referência em assistência social, um Caps infantil e Caps III, além de um centro dia para pessoas idosas”.
Outras propostas para proteção de saúde da mulher são: a construção do Centro Especializado em Saúde da Mulher, expansão do atendimento nas UBSs, horário estendido das 7h às 19h, assim como a ampliação das equipes do programa Saúde da Família, e a implantação de três cozinhas comunitárias.
“As mulheres são o centro Casa Nova, que vai combater a grave falta de moradias. A meta inicial é construir três mil habitações com recursos dos programas federais e escrituras em nome da mulher”, disse Paulinho Freire.
O programa eleitoral ainda criticou o ex-prefeito e também candidato Carlos Eduardo (PSD), ao pontuar que ele teria se negado a implantar a Patrulha Maria da Penha na capital potiguar.
