A operação de resgate dos passageiros feridos no pouso de emergência da aeronave da Air Europa no Aeroporto Internacional de Natal, exigiu a mobilização de diversas equipes de emergência. Os passageiros feridos foram projetados contra o teto e poltronas do avião.
A coordenadora do Samu Metropolitano, Wilma Santos, detalhou as ações para garantir o atendimento aos feridos. Segundo ela, o primeiro chamado chegou do aeroporto por volta das 4h30 da manhã, alertando sobre o incidente.
A forte turbulência causou choques entre os passageiros dentro da aeronave, resultando em ferimentos na cabeça e na face, além de muitos apresentarem cervicalgia devido ao impacto.
A operação mobilizou 15 ambulâncias do SAMU-RN e seis do SAMU de Natal, incluindo três UTIs móveis. O protocolo de atendimento foi seguido para avaliar e transportar os feridos conforme a gravidade. Até o momento, 30 pessoas foram atendidas, no entanto, nem todas precisaram de socorro imediato.
Informações preliminares indicam que os feridos mais graves não estavam usando cinto de segurança durante a turbulência, sendo projetados contra o teto e poltronas. A maioria dos feridos tem entre 40 e 60 anos, exigindo cuidados especiais devido à natureza das lesões.
Profissionais de resgate relataram uma situação de pânico a bordo, com muitos passageiros em estado de choque e ansiosos por atendimento. A calma e a triagem qualificada dos socorristas foram cruciais para lidar com a situação de forma organizada e eficaz.