BUSCAR
BUSCAR
Música
Orquestra Sinfônica do RN abre temporada 2022 no palco do Teatro Riachuelo com entrada gratuita
Ingressos estarão disponíveis pelo Sympla a partir desta terça-feira (29)
Redação
28/03/2022 | 13:36

Música e reencontros. A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN abre a temporada 2022 do Projeto Movimento Sinfônico retornando ao palco do Teatro Riachuelo, com as “Quartas Clássicas”, no dia 30 de março, às 20h. A entrada é gratuita e com vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever através do Sympla a partir das 9h desta terça-feira (29) e garantir o ingresso pelo link. (O link também está disponível na “bio” do perfil @osrn.oficial no Instagram).

Sob a regência do maestro Linus Lerner, a Orquestra irá interpretar um programa especial que inclui a peça Concertino Brasileiro para Trompete, composta pelo trompetista e compositor brasileiro, Gilson Santos, em 2020 durante o momento agudo da Pandemia de Covid-19. Originalmente escrita para orquestra de cordas, ganha uma versão inédita para o Concerto de Abertura incluindo, também, os sopros. São três movimentos que prometem envolver o público com sonoridades que provocam sentimentos profundos e reflexões. A composição faz citações ao ritmo Maracatu.

O Solista convidado para este momento é o trompetista Flávio Gabriel (BRA), um dos mais destacados de sua geração. Doutor em música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, conquistou o 2º Prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga em 2010 considerado um dos mais difíceis no mundo. Participou em turnês pela América latina, EUA e Europa. Trabalhou sob a direção do trompetista da Filarmônica de Berlim, Thomas Clamor e gravou o DVD Messa da Réquiem de Verdi sob a direção de Plácido Domingos. No Brasil foi o principal trompetista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e integrou o naipe de trompetes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP até 2015, quando se tornou professor da Escola de Música da UFRN. Como solista tem se dedicado a estreia de obras nacionais e internacionais, algumas compostas especialmente para ele.

“Flávio Gabriel vai, com certeza, nos proporcionar uma interpretação incrível da peça Concertino Brasileiro para Trompete, uma peça brasileira tão marcante, composta por Gilson Santos”, endossa o maestro Linus Lerner, que acrescenta: “O nosso repertório está maravilhoso! Apresentaremos a Sinfonia nº 8 de Dvorák, que reflete sobre questões fundamentais da existência humana, também temas sobre a guerra, como a Cavalaria Ligeira, de Franz von Suppé e o Hino Nacional da Ucrânia, uma forma de reconhecimento e apoio ao país e a todos os seus mortos e feridos”. Uma noite de partilha e emoções através da música.

Projeto Movimento Sinfônico – Temporada 2022

Para esta temporada, o projeto Movimento Sinfônico traz quatro programas especiais: Programa Concertos – com as Quartas Clássicas toda última quarta-feira do mês; Programa Presença Digital, numa produção de conteúdo exclusivo para o canal oficial YouTube/OSRN; Programa Formação, com a realização de Masterclasses e videoaulas, e o Programa Concursos, com o Concurso Jovens Solistas e a Edição Brasil do Concurso de Canto Linus Lerner. “Será um ano de muita produção e arte para os apreciadores da nossa Orquestra Sinfônica do RN, além de um trabalho incansável para o estímulo aos jovens talentos dedicados a música de concerto”, compartilha a produtora Tatiane Fernandes.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor, através da Fundação José Augusto. E a temporada 2022 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio da iniciativa do Instituto Neoenergia, com patrocínio da Neoenergia Cosern e Lei Câmara Cascudo; o projeto também conta com o patrocínio da Unimed Natal e é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais, com apoio G7 Comunicação.

Serviço:

Movimento Sinfônico 2022 – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

Quartas Clássicas

Quando: 30 de março (quarta)
Onde: Teatro Riachuelo
Horário: 20h

Ingressos: O público pode reservar ingresso gratuito através do Sympla, a partir das 09h da terça-feira (29). Será permitido dois ingressos por CPF. O voucher deverá ser trocado pelo ingresso na Galeria Fernando Chiriboga, no terceiro piso do Shopping Midway Mall, também a partir do dia 29 de março após as 14h.

  • No dia do concerto, a entrada só será permitida mediante apresentação do ingresso e comprovante de vacinação. É obrigatório o uso de máscara no local.

Facebook – @rnsinfonica
Instagram – @osrn.oficial
YouTube – YouTube/OSRN

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.