BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia
Novas funções do WhatsApp entram em fase de testes; conheça cada uma
Dentre as novidades, a volta do "Modo Férias", o aumento nas opções de edições para as histórias e mais temas para personalizar a interface do app
Redação
14/09/2020 | 16:52

WhatsApp, um dos aplicativos mais populares do mundo, perdendo apenas para o TikTok, está desenvolvendo uma série de atualizações que prometem grandes mudanças positivas na experiência do usuário. Só em setembro, pelo menos quatro ferramentas novas para o aplicativo entraram em fase de testes. 

Dentre as novidades, a volta do “Modo Férias”, o aumento nas opções de edições para as histórias, mais temas para personalizar a interface do app, melhorias no formato Business, between other.

Para você entender como funciona cada atualização, uma reportagem do JC preparou um manual explicativo. Confira:

A funcionalidade, que deu as caras em 2018 para um período de testes mas logo sumiu, must triunfar seu esperado retorno. O “Modo Férias”, como o próprio nome já necessário, permitirá que o usuário tire “férias” de determinados contatos ou grupos. Deste modo, ele pode arquivar algumas conversas e elas não reaparecerão na tela principal, mesmo que os contatos façam alguma nova interação após o arquivamento.

Outra mudança, é que, de acordo com o site WaBetaInfo, uma opção de acesso aos chats arquivados não ficará mais ao fim das janelas de conversas, mas sim no início, como mostra a imagem abaixo:

Funcionalidades em teste para o WhatsApp – 
Reprodução / WaBetaInfo

O usuário pode mexer em algumas configurações da seção de “arquivados”, se deseja ou não receber notificações dessas conversas, diferente do que acontece hoje. Além disso, uma ferramenta disponibilizará um novo recurso que permitirá um arquivamento automático caso um contato ou grupo não interaja com o usuário por mais de seis meses.

Novas ferramentas de edição de imagem

Também de acordo com o site WaBetaInfo, uma outra mudança testada pelo WhatsApp neste mês de setembro é uma melhoria na edição de imagens transmitidas através do aplicativo, tanto em conversas, quanto nas stories. Os novos recursos prometem tratamentos de imagens semelhantes aos encontrados nos stories do Instagram, como o alinhamento mais eficaz dos elementos textuais, figurinhas e emojis a partir de linhas de enquadramento.

Novos temas na interface

O WhatsApp já permite que o usuário personalize uma interface do app com uma variada gama de núcleos, mas, agora, novas atualizações prometem disponibilizar fundos pré-definidos que incluem, além de núcleos, desenhos. O novo recurso é chamado de “Doodle” do WhatsApp, confira um exemplo:

Funcionalidades em teste para o WhatsApp – 
Reprodução / WaBetaInfo

Catálogo de negócios

Além de funcionalidades voltadas para o usuário comum do aplicativo, há também novas ferramentas que devem permitir um melhor aproveitamento da plataforma para quem a utiliza para a realização de vendas e negócios. A criação de um botão de catálogo está sendo estudada pelos desenvolvedores do app, onde o usuário do formato Business pode adicionar uma lista com os produtos comercializados, como já existe no iFood, por exemplo.

Novo ícone de ligações

Uma outra atualização é uma junção dos ícones de ligação. Os dois ícones de chamadas disponíveis no aplicativo, um para conexão de áudio e outro para conexão de vídeo, se tornar um só. O novo desenho será um telefone com um símbolo de “+”, onde ao clicar o usuário pode escolher entre ligar por vídeo ou por áudio.

A mudança foi notada pelo WaBetaInfo apenas na versão Business do app, mas pode ser estendida à versão normal.

Armazenamento

Nesta função, o usuário pode liberar espaço de armazenamento do celular apagando itens diretamente no WhatsApp. De acordo com os testes, haverá uma barra onde o armazenamento do aplicativo será informada, mostrando a quantidade de mídias recebidas e enviada, os arquivos encaminhados e os maiores arquivos baixados no aplicativo. Além disso, o usuário pode conferir quais as conversas ocupam mais espaço de armazenamento.

Funcionalidades em teste para o WhatsApp – 
Reprodução / WaBetaInfo

*Com informações do Jornal do Comércio

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.