17/02/2020 | 00:40
Nenhuma medida individualmente vai resolver o problema financeiro do Rio Grande do Norte. Nem mesmo a reforma da Previdência, reconhecida como “amarga” até pelos integrantes do governo Fátima Bezerra.
Cálculos da equipe econômica apontam que, mesmo com os ajustes, o sistema previdenciário continuará bastante deficitário – algo na ordem de R$ 100 milhões por mês. Tanto é assim que o presidente do Ipern, Nereu Linhares, já antecipou na semana passada que o funcionalismo se prepare para uma nova reforma em um futuro bem breve.
Ou será assim ou pagamentos de benefícios ficarão comprometidos. Diante do cenário obscuro, é preciso apostar em um conjunto de medidas que, agregadas uma a outra, podem garantir tempos de vacas não tão magras.
O ajuste de contas do Estado passa por reformas, enxugamento de gastos, ações para incremento de receita e a percepção que o tempo para manter benesses impagáveis acabou. Ou é isso ou vamos – poucos passos adiante – à bancarrota.
Natal tem pressa
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, tem razão ao pedir que o novo Plano Diretor seja a prioridade dos agentes públicos da capital potiguar no ano de 2020, independente de eleição. A cidade já perdeu tempo demais com sua legislação arcaica. É preciso modernizar para avançar.
Longa espera
A Secretaria Estadual de Saúde Pública tem sua parcela de culpa na dimensão que tomou o caso da suposta suspeita de coronavírus em Natal. A pasta demorou eternas 24 horas para se manifestar oficialmente sobre o assunto.
Disponível
A vice-prefeita de Parnamirim, Elienai Cartaxo, teria procurado a governadora Fátima Bezerra na semana passada. Segundo uma fonte da coluna, Elienai foi oferecer seu nome para ser candidata a vice em qualquer que seja a chapa apoiada pela governadora na cidade – inclusive a do ex-prefeito Maurício Marques, se for o caso.
Então tá combinado
A pergunta que não quer calar é se Elienai combinou esse contato com o pastor Elinaldo Renovato, seu mentor político, e o grupo de evangélicos que ela lidera em Parnamirim. Lembrando que a vice-prefeita trocou recentemente o Podemos pelo PL.
Improbidade
Falando em Parnamirim, o Ministério Público Estadual apresentou à Justiça, no último dia 5, uma ação de improbidade administrativa na 1ª Vara da Fazenda Pública. Entre os acusados, estão o prefeito Rosano Taveira e o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal Ricardo Gurgel.
Delegada
A delegada aposentada Sheila Freitas, atual secretária municipal de Segurança, pode ser a surpresa da eleição para a Câmara Municipal em 2020. Com o combate à violência como principal item da agenda, Sheila deve ser candidata a vereadora, provavelmente pelo MDB ou PSD.