BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Notas e informes: Responsabilidade dividida
Redação
01/06/2020 | 03:14

A crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus é tão grande que a equipe econômica do Governo do Estado dividiu os esforços. Com Aldemir Freire (Planejamento e Finanças) ficou a responsabilidade de “contar os palitos” para pagar as contas. Já o planejamento do pós-pandemia e a elaboração de um plano de retomada econômica estão sendo pensados por Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico) e Márcia Maia (Agência de Fomento do Rio Grande do Norte).

Melhorar não vai

O secretário estadual de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, acredita que os dados sobre emprego para o mês de maio serão tão ruins quanto os de abril, que registrou fechamento de 8 mil vagas. “Eu evito fazer previsões, mas melhorar não vai”, disse à coluna.

Que não passe disso

O Governo do Estado não quer nem pensar na possibilidade de a primeira parcela do socorro financeiro entrar depois do dia 15. Se isso acontecer, a gestão de Fátima Bezerra terá sérias dificuldades de pagar as contas, incluindo o adiantamento dos salários dos servidores.

Racha

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) está dividido. Uma parte comemora a sanção da governadora ao reajuste de 12,84% para a categoria, mesmo com a pindaíba da gestão estadual. Outra fatia se sente traída por Fátima Bezerra (ex-dirigente do sindicato). Para esses, o acordo fechado entre sindicato e governo foi vergonhoso, já que a integralidade do aumento só será sentida no bolso dos professores em dezembro.

Esquisito

Juízes federais fecharam uma espécie de acordo para que, durante a pandemia do novo coronavírus, nenhuma liminar seja concedida a quem buscar a Justiça Federal para conseguir um leito de UTI. Segundo o juiz Marco Bruno Miranda, o objetivo é não desorganizar a regulação do sistema de saúde estadual. E o direito das pessoas, onde fica?

Mistério

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) até concorda que o Consórcio Arena das Dunas delegue um representante para acompanhar as investigações da CPI da Arena das Dunas na Assembleia Legislativa. Na primeira reunião da comissão, ela pediu para deixar bem claro, porém, que o advogado só pode participar das reuniões públicas. Das reuniões secretas, só os deputados.

Resposta ao apelo

O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, respondeu ao líder do governo na Assembleia, George Soares (PL), que na semana passada fez um apelo para que o governo montasse um leito de UTI no Hospital Regional de Assu. Sem citar nomes, Cipriano limitou-se a dizer na coletiva diária da Sesap que é mais fácil expandir a rede assistencial em hospitais que já têm estrutura.

Afinidade

A afinidade entre o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o presidente da Câmara Municipal, Paulinho Freire (PDT), é tão grande que, numa reunião de líderes empresariais do Lide RN na sexta (29), estavam os dois presentes e com o mesmo avatar: “Paulinho Freire”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.