BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Notas e informes: Contas em alta
Redação
28/02/2020 | 00:30

As contas do governo registraram superávit primário de R$ 44,124 bilhões em janeiro deste ano, informou nesta quinta-feira (27) a Secretaria do Tesouro Nacional.

Quando as receitas do governo superam as despesa com impostos e contribuições, o resultado é superavitário. Quando acontece o contrário, há déficit.

O conceito primário não engloba os gastos com juros da dívida pública. Segundo o Tesouro Nacional, esse foi o maior superávit fiscal, para meses de janeiro, de toda a série histórica, que teve início em 1997, em valores corrigidos pela inflação. Com isso, foi o maior valor em 24 anos.

Águas de março

Depois de liderar uma bem avaliada programação de Carnaval, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, terá dois temas espinhosos para administrar nas próximas semanas: a inevitável reforma da Previdência Municipal e a reação pública ao reajuste das passagens de ônibus. A ver como o prefeito, que é habilidoso politicamente, vai lidar com a provável crise.

Má hora

Apesar de legítimo, o reajuste das tarifas vem – mais uma vez – em hora inoportuna. Será mais um aumento que acontece sem que o Município consiga concluir a licitação do sistema público de transporte. Nem o edital de convocação foi publicado.

Previdência I

Ficou para segunda-feira (2) a definição dos membros da comissão especial que vai discutir a reforma da Previdência Estadual na Assembleia Legislativa. Está marcada para esta data uma reunião da Mesa Diretora com lideranças partidárias.

Previdência II

Ontem, a Coluna informou que nenhum deputado está interessado em assumir a relatoria da proposta, com medo de se “queimar” em pleno ano eleitoral.

Não é não I

Nem mesmo um pedido do ex-presidente Lula parece convencer a deputada Natália Bonavides (PT-RN) a disputar a Prefeitura do Natal em 2020. Em nova entrevista, desta vez a um canal no YouTube, a parlamentar voltou a dizer que quer continuar no mandato em Brasília e que o PT tem outros nomes para concorrer, como o senador Jean Paul Prates e Alexandre Motta.

Não é não II

Com a decisão de Natália de não concorrer, o nome mais cotado dentro do PT para disputar a sucessão do prefeito Álvaro Dias é o médico Alexandre Motta, que foi candidato ao Senado em 2018. No Carnaval de Natal, ele circulou ao lado da governadora Fátima Bezerra.

Comunicado

Excepcionalmente nesta sexta-feira (28), a edição impressa do Agora RN não publica “Canal 1”, editada por Flávio Ricco. A coluna volta à publicação normal na edição de segunda-feira (2).

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.