BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Notas e informes: Apressado
Redação
29/05/2020 | 03:19

O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) foi todo apressado ontem ao Twitter para afirmar que o dinheiro do socorro financeiro destinado ao RN já estaria “em caixa”. E nem se deu ao trabalho de dividir o que será enviado para o Governo do Estado e o que será enviado para as prefeituras, dando a entender que a verba total seria colocada nas mãos da governadora Fátima Bezerra. Aos fatos: antes de chegar, o dinheiro ainda vai passar por todo um trâmite burocrático, o que deve levar alguns dias e até semanas. Além disso, não virá todo de uma vez; serão quatro parcelas mensais. Por fim, parte do recurso será rateado entre todas as prefeituras. Calma.

Analisando melhor

Um detalhe pode fazer a governadora Fátima Bezerra recuar da aproximação com a candidatura de Hermano Morais (PSB) para a Prefeitura do Natal. O suplente dele na Assembleia Legislativa – que assumiria o mandato de deputado estadual no caso de Hermano ser eleito – é Adjuto Dias, filho do prefeito Álvaro Dias, adversário da governadora. É jogo?

Vai começar

Acontece nesta sexta (29), na Assembleia Legislativa, a primeira reunião da CPI da Arena das Dunas. Todos os olhos voltados para a escolha do presidente da comissão, que por sua vez vai designar o relator. Também serão definidos os primeiros passos da investigação.

Round 2

Finalmente o presidente Jair Bolsonaro sancionou o auxílio a estados e municípios. A previsão é que o Rio Grande do Norte receba quase R$ 1 bilhão, entre o que será repassado ao Governo do Estado e às prefeituras. Agora começa outra briga, para fazer com que o dinheiro realmente chegue.

Sem churumelas

Governo do Estado e prefeituras precisam ser transparentes e divulgar detalhadamente como será a aplicação dos recursos que chegarão. E que não digam que o dinheiro vai ser utilizado exclusivamente para cobrir o rombo provocado pela queda na arrecadação. Uma parte do dinheiro só pode ser usada na saúde.

A voz do dono e o dono da voz

Uma voz misteriosa, parecida com a de um vereador, surgiu no fim da sessão de quarta (27) da Câmara Municipal de Parnamirim, gritando “#ForaTaveira!”, em referência ao prefeito da cidade. Para uma fonte da coluna, a música de Chico Buarque nunca fez tanto sentido: “A voz ficou cansada após cem anos fazendo a santa”.

Portaria polêmica

O governo federal revogou nesta quinta-feira (28) uma portaria que previa prisão para quem descumprisse medidas de distanciamento social contra a Covid-19. Publicado em 17 de março, o texto era assinado pelos ex-ministros Sergio Moro (Justiça) e Henrique Mandetta (Saúde). Ambos deixaram o governo após divergências com o presidente.

Prefeito com coronavírus

O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara, e sua esposa, Ana Paula Câmara, foram diagnosticados com a Covid-19. Os casos foram confirmados nesta quinta-feira (28). Em nota oficial, a prefeitura disse os exames apontaram um comprometimento entre 25 e 50% do pulmão do prefeito.

Internação em hospitais privados

A Câmara de Natal aprovou um ontem um projeto que obriga a Prefeitura a internar pacientes com Covid-19 na rede privada caso não haja leitos disponíveis na rede pública. Ideia do vereador Luiz Almir (PSDB).

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.