BUSCAR
BUSCAR
Indústria 4.0
Nokia e SENAI miram em laboratório de formação tecnológica no RN
Expectativa é que o laboratório seja criado ainda este ano na estrutura do CTGAS, unidade Senai especializada em soluções de educação e serviços para o setor industrial. Projeto em discussão prevê que a Nokia disponibilize a tecnologia do laboratório e treine equipe local
Redação
17/07/2021 | 09:16

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte e a Nokia Brasil avançaram em discussões nesta semana, em São Paulo, sobre a implantação de um laboratório de alta tecnologia para formação de profi ssionais para a indústria 4.0, em Natal.

Segundo o diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, há a expectativa de que o laboratório seja criado ainda este ano na estrutura do CTGAS como uma espécie de “mini indústria” para preparar trabalhadores.

“O laboratório será usado especialmente para formação de pessoas nas tecnologias embarcadas, incrementando os cursos que já existem, mas especialmente no lançamento de novos cursos, servindo também para uso das tecnologias da Indústria 4.0”, afirma Rodrigo Mello.

A intenção, segundo o diretor do CTGAS, “é que o laboratório inclua plantas industriais com tecnologia 5G, utilizando IoT (internet das coisas), computação em nuvem e robótica industrial. O diretor regional do SENAI RN, Emerson da Cunha Batista, diz que a relevância do projeto faz todo sentido.

“No mundo onde a educação e a evolução industrial passam cada vez mais pelas tecnologias, em especial 5G, é preciso acelerar formas de ensino para propiciar aos alunos e clientes atendidos uma visão do que os espera em qualquer local do continente”, afirma.

O encontro para definições sobre o projeto aconteceu no SENAI-SP, onde um laboratório parecido foi implantado com a Nokia em setembro de 2020. O chamado OpenLab da Indústria 4.0 é descrito como uma planta de manufatura avançada onde as empresas testam novas tecnologias e os alunos aprendem na prática.

Em um vídeo publicado à época sobre a parceria, o Senai-SP explica que a ação possibilitou a aplicação da tecnologia 4G ao chão de fábrica, fazendo do laboratório o primeiro ambiente de pesquisa aplicada do país com essa infraestrutura.

“Além de a tecnologia permitir a integração entre robôs, ela fornece ao gestor mobilidade para controle e monitoramento e ao usuário ter informações sobre os seus ativos e demais dados de controle no seu próprio dispositivo pessoal, como instrumento de realidade aumentada, para extrair informações sobre a planta em tempo real”, descreve o vídeo, onde veículos autônomos inteligentes e robôs colaborativos entram em cena entre os destaques da estrutura.

No caso do Rio Grande do Norte, o projeto em discussão prevê que a Nokia disponibilize a tecnologia do laboratório e treine a equipe do CTGAS, enquanto ao SENAI caberá a formação de pessoas para o mercado e a mobilização das empresas.

“A reunião com a companhia aqui em São Paulo teve a intenção de provocação mútua para a construção de uma solução educacional para o assunto indústria 4.0, com a solução de 5G embarcada”, resumiu Rodrigo Mello sobre o estágio atual do projeto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.