BUSCAR
BUSCAR
Natal
No coração do centro histórico, Beco da Lama é entregue à população
Beco foi repaginado e teve calçamento nivelado, recebeu piso intertravado, drenagem, esgotamento sanitário e iluminação LED
Redação
22/12/2021 | 10:18

A Prefeitura do Natal concluiu as obras de requalificação e melhorias do Beco da Lama, um dos mais tradicionais redutos culturais e boêmio da cidade. Essa foi a segunda intervenção que o local recebeu da atual gestão municipal. Desta vez, o Beco foi todo repaginado. Teve seu calçamento nivelado e recebeu piso intertravado, drenagem, esgotamento sanitário, instalações hidráulicas, elétricas, iluminação LED e toda fiação subterrânea. Na parte artística, estão sendo feitos novos grafites com 17 artistas potiguares que foram selecionados através de seleção pública.

O prefeito Álvaro Dias fez a entrega da obra no último dia 10 ao lado de populares e artistas urbanos. “É justo o investimento que fazemos no Beco da Lama. Além de ser Patrimônio Cultural da capital potiguar, incentivamos a economia criativa, gastronomia e valorizamos nossa cultura. Esse local é visitado por natalenses e turistas, que gostam de boa música, de um bom papo e de apreciar comidas regionais. Estamos transformando esse lugar num lugar cada vez mais agradável de frequentar”, afirmou.

A Prefeitura do Natal tem trabalhado na revitalização do centro histórico da capital. Além de melhorar e disciplinar os espaços de lazer e cultura, como o Beco da Lama e o Espaço Ruy Pereira, ruas e avenidas do Centro e Ribeira estão recebendo recapeamento asfáltico, nova sinalização e grafites.

O secretário de cultura, Dácio Galvão, revelou que Natal é uma das cidades mais grafitadas do Brasil. “Aqui temos um painel de 500m2 com trabalhos de vários artistas da cidade. Proporcionalmente, Natal é uma das cidades mais grafitadas no Brasil. O Beco da Lama é um espaço de resistência cultural e o prefeito escolheu para ser o lado modelado da sua administração”, contou.

Grande reduto da cultura natalense, o Beco da Lama já faz parte do imaginário popular. O lugar fica na Zona Leste da capital potiguar e reúne diversas histórias vividas e contadas ao longo dos últimos anos. O cruzamento localizado na Cidade Alta funciona com diversos tipos de comércios durante o dia. À noite, o Beco mescla todos os tipos de sons em bares, com música ao vivo, discotecagem e rodas de samba.

Localizado no cruzamento entre os pontos mais estreitos das ruas Coronel Cascudo e Vaz Gondim, o Beco funciona como uma galeria de arte aberta na rua, com pinturas, grafites e poesias – um verdadeiro Patrimônio Cultural de Natal que integra o Centro Histórico da cidade, curiosamente não distante de museus, pinacotecas e fundações de incentivo à arte.

Identificado como um território alternativo de imensa profusão criativa, o Beco da Lama passou por obras de reestruturação e revitalização da infraestrutura com o objetivo de amplificar as atividades dos comerciantes e as ações culturais de produtores e artistas, assim como o conforto dos frequentadores.

O Beco da Lama contribui, portanto, para manter vivo o centro da cidade, com circulação de pessoas, sendo ainda um ponto turístico, além de respirar a produção cultural com o objetivo de fomentar uma identidade local. Um espaço, antes renegado, hoje renasce como uma oficina acessível para quem gosta de produzir e para quem é apaixonado por observar.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.