BUSCAR
BUSCAR
Política

Nina nega acordo entre Paulinho e Carlos Eduardo; “Bem encaminhado”, diz ex-prefeito

Vereadora Nina Souza, mulher de Paulinho, disse que conversa entre os dois foi para aparar arestas e que nada está fechado
Diego Campelo - Repórter de Política
28/10/2023 | 05:00

Diante das especulações de que o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) teria desistido de disputar a Prefeitura do Natal em 2024 em prol de um suposto apoio ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), a vereadora Nina Souza (PDT), esposa do parlamentar federal, veio a público e negou que tenha havido desistência do deputado em relação ao pleito natalense.

“Não [Paulinho não desistiu da pré-candidatura], isso é absurdo”, disse a vereadora de Natal nesta sexta-feira 27, em entrevista à 98 FM. “A pré-candidatura de Paulinho está mantida, agora mais do que nunca”, garantiu Nina.

Ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) e deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) - Foto: Reprodução
Ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) e deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) - Foto: Reprodução

A fala da vereadora se deu após ser especulado na imprensa local que uma reunião ocorrida entre Paulinho, o presidente do União Brasil José Agripino e Carlos Eduardo Alves teria selado um acordo para apoio do deputado ao ex-prefeito, que atualmente lidera com folga todas as pesquisas de intenção de voto.

A vereadora confirmou que a conversa aconteceu, mas disse que não houve definição sobre uma aliança entre Paulinho e Carlos Eduardo. “Houve a conversa sim. É natural que haja, há interesses comuns. Os dois querem ser candidatos a prefeito. Essa eleição não é eleição de primeiro turno. Não se fecha portas, não se deixa de dialogar com ninguém. Eles têm uma história. Vai se fechar porta e não dialogar por quê? É um movimento constante. Todos os dias a gente faz política e conversa”, enfatizou.

Conforme as especulações, a motivação da suposta desistência de Paulinho e migração para a pré-candidatura de Carlos seria a demora do prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) em indicar um nome para receber seu apoio para o pleito do ano que vem.

Para reforçar a informação de que Paulinho se mantém na disputa, Nina citou a reunião ocorrida na última terça-feira 24, em Brasília, quando ficou definido que o grupo de direita natalense convergiria para uma única candidatura e que esse nome seria definido até o próximo mês de novembro. “Hoje nós estamos na rua levando o nome [de Paulinho] e esperamos ser esse nome, sim, escolhido agora em novembro”, declarou Nina.

Estavam nessa reunião de terça o senador Rogério Marinho (PL), o comunicador Bruno Giovanni (PSDB), o senador Styvenson Valentim (Podemos), o ex-prefeito de Olho D’água dos Borges Brenno Queiroga e os deputados Sargento Gonçalves (PL), General Girão (PL) e Paulinho Freire (União).

A parlamentar ainda destacou que Paulinho conta atualmente com o apoio de 18 vereadores na Câmara Municipal de Natal, além de outros partidos.

Demora de Álvaro é “erro estratégico terrível”, diz vereadora

A vereadora Nina Souza também opinou sobre a indecisão de Álvaro Dias no que concerne à escolha do sucessor para a prefeitura da capital. Ele tem dito em entrevistas que uma definição política nesse momento atrapalharia a sua gestão.

“Isso para mim é um erro estratégico terrível, porque os outros nomes estão postos, essas pré-candidaturas se consolidam, as pessoas começam a aprender os nomes das pessoas, então é natural que nas pesquisas saia o nome de Carlos Eduardo, o nome de Natália, porque os nomes já estão maturados; os outros nomes não estão”, pondera a vereadora.

Nina ainda revelou que no início do ano os vereadores de Natal fizeram um plano para intensificar a pré-candidatura de Paulinho a prefeito. Isso foi planejado em razão de Álvaro ter demonstrado resistência ao nome do deputado, que na época só pontuava aproximadamente 2 pontos nas pesquisas.

No entanto, quando os vereadores intensificaram as articulações para fortalecer o nome de Paulinho, Álvaro não gostou: “Depois disso o prefeito reclamou e disse: peça a Paulinho para dar uma paradinha, porque ele está passando por cima de mim”, revelou a vereadora sobre o pedido do prefeito.

“Paulinho e Álvaro têm uma história de mais 30 anos. Fizeram política muitas vezes juntos, se apoiando. Paulinho foi presidente da Câmara num processo de muita cordialidade, parceria, diálogo com o prefeito. Nunca tiveram desavença política, uma falta de compromisso. Não pegamos de ferro a fogo (demissões de cargos de Paulinho). O prefeito é ele, a caneta é dele. Nomeia e exonera quem ele quiser. Nós só ficamos surpresos porque não houve conversa prévia, mas isso é página virada. A gente não pode fazer política moendo o retrovisor, se não a gente não vai para a frente”, destacou.

Em reunião com vereadores, Paulinho Freire negou que esteja fora do páreo

O deputado Paulinho Freire se reuniu com um grupo de 10 vereadores em Natal na manhã desta sexta-feira 27. Segundo ele divulgou nas redes sociais, o encontro foi para discutir diversos assuntos, dentre eles as emendas a serem encartadas através do pleito de cada mandato.

O AGORA RN apurou que o deputado foi questionado na reunião por vários vereadores sobre a suposta desistência. Sem dar muitos detalhes, ele garantiu que sua pré-candidatura a prefeito de Natal está mantida.

“A única coisa que ele disse foi que não procedia e que continuava pré-candidato, mas não queria tratar ali naquela reunião para não contaminar, porque tinha pessoas de diversos partidos lá. Então ele não quis tratar desse assunto e não tratou. Só fez dizer que a candidatura dele continuava, em nenhum momento ele desistiu”, relatou o vereador Raniere Barbosa (sem partido), que estava presente no encontro.

“No começo da reunião ele disse: sou candidato, não desisti, é pura especulação e minha candidatura continua firme. E fomos tratar das emendas, que era a finalidade da reunião”, acrescentou Raniere.

Sobre a suposta migração da pré-candidatura de Paulinho para apoiar Carlos Eduardo, Raniere não quis opinar, considerando que a decisão, segundo ele, deveria partir do próprio deputado.

O vereador Hermes Câmara (PSDB), que também esteve na reunião, não quis comentar sobre o tema político tratado, mas afirmou que a discussão sobre o pleito de 2024 ainda está “prematura”. Ele ainda afirmou que mantém seu apoio à pré-candidatura de Paulinho para prefeito de Natal.

“A gente defende o nome de Paulinho por acreditar nele, pela experiência que Paulinho tem com seis mandatos de vereador. Seria um bom nome para Natal. Mas ainda tem muita água para correr debaixo da ponte”, afirmou Hermes.

“A gente está muito bem encaminhado”, diz Carlos Eduardo sobre Paulinho

O ex-prefeito Carlos Eduardo também foi cuidadoso nas palavras ao ser questionado sobre a reunião que teve com Paulinho e José Agripino. Ele não deu detalhes sobre o encontro e afirmou que irá falar apenas “no momento certo”.

“Eu tenho conversado com Paulinho e as conversas continuam com muita convergência sobre a eleição do ano que vem. Eu tenho conversado sempre, aqui e acolá, quando é necessário, a gente se fala. Nós estamos construindo a eleição do ano que vem, estamos dialogando com todos os partidos e as coisas estão indo bem, estão fluindo bem”, disse o ex-prefeito ao AGORA RN.

Questionado se recebeu o apoio de Paulinho para sua pré-campanha a prefeito de Natal, ele afirmou: “A gente está muito bem encaminhado, a gente está com muitas convergências, a gente está construindo isso, não só com o União Brasil, mas com outros partidos”.