BUSCAR
BUSCAR
Carnaval

Natal espera turistas para descanso efestas durante o Carnaval, diz secretário

Com turismo aquecido, cidade receberá visitantes com diferentes perfis, conforme Saclair Solon
21/02/2025 | 05:10

Natal se prepara para o Carnaval com programação distribuída em diferentes polos e expectativa de impacto positivo no turismo. O secretário de Turismo de Natal, Sanclair Solon, afirmou que a cidade atrai dois perfis de visitantes durante o período: aqueles que buscam descanso e os que participam das festividades.

“A gente vai receber o turista que vem para cá para descansar no Carnaval, mas também vai receber muitas pessoas que vão se direcionar para as festividades que são organizadas aí durante toda a semana do Carnaval. Então fica meio dividido a ocupação das áreas.”

caRio Grande do Norteaval rogerio vital
CarnavalCarnaval de Natal de 2025 terá transporte gratuito entre polos da festa, além de shows de atrações nacionais e locais. | Foto: Rogério Vital / Funcarte

A programação contará com polos em diferentes pontos da cidade. “Esse ano a gente está fazendo o Carnaval no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, o polo principal vai ficar lá.” Além disso, haverá eventos na Redinha, com bloquinhos na Rua da Alegria e na Praça do Cruzeiro, no Centro Histórico, incluindo o tradicional Desfile das Kengas, e em Ponta Negra. Na Praia do Meio, no domingo e terça-feira de Carnaval está confirmado o desfile do Pranchão.

O transporte gratuito será uma novidade para este ano. “A gente tem também uma inovação agora, que é o Transporte Folião, que vai estar com linhas especiais vinculadas de forma gratuita, em horários agendados em vários pontos da cidade.” Segundo Solon, a medida foi solicitada pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) e organizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Atrações que arrastam multidões já estão confirmadas e a presença dos artistas locais também. Banda Grafith, Alceu Valença, Cavaleiros do Forró, Psirico, Lambasaia, Henry Freitas, Ávine Vinny, Ricardo Chaves, Márcia Felipe, Zé Vaqueiro, Sergynho Pimenta, Ricardo Chaves, Romero Ferro, Tatau, Parangolé, Xandy Harmonia, Cheiro de Amor e outros estão na programação carnavalesca.

O secretário também falou sobre o impacto da engorda da Praia de Ponta Negra no turismo. A estrutura para o Carnaval não será instalada na área recém-revitalizada. “A engorda é uma realidade, a gente tem uma nova vida para a Praia de Ponta Negra. E tecnicamente a logística para montar uma estrutura do tamanho da envergadura que o Carnaval merece para a praia, ela fica um pouco mais cara.”

Com isso, as festividades de Ponta Negra permanecerão na Praça dos Gringos. “Tradicionalmente o Carnaval de Ponta Negra já acontece na Praça dos Gringos, é uma praça que foi reformada, está muito bonita e consegue receber o público que se direciona para a região.”

Sobre a engorda, Solon reforçou que a intervenção visa proteger a orla da ação do mar e que novas etapas serão realizadas. “A engorda vai passar por uma fase agora de peneiramento, da revisão das questões do saneamento, da dissipação desse da água e tudo.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS