BUSCAR
BUSCAR
Fim de ano
Natal em Natal do Recomeço tem aprovação dos artistas e visitantes
Programação musical gratuita tem chamado atenção de turistas e moradores durante o "Natal em Natal"
Redação
24/12/2021 | 09:56

Após um ano suspenso no formato presencial por causa da pandemia, o Natal em Natal retornou em 2021 com a aprovação do público e da classe artística. Com uma programação recheada com muita música, dança, teatro, artes visuais, gastronomia e artesanato, diversas manifestações culturais estão contempladas nesta edição do evento que marca o recomeço dos grandes eventos culturais em um cenário de maior controle da Covid-19. O Município, aliás, tem adotado todas as medidas de prevenção, exigindo do público o cumprimento de protocolos sanitários como uso da máscara.

A programação que teve início em novembro segue até o próximo dia 6 janeiro, com foco na promoção e valorização do artista local, acontecendo em várias regiões da cidade com a presença maciça do público. As apresentações ocorrem nos polos no Centro Histórico (Rua João Pessoa e Espaço Cultural Ruy Pereira); Espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Zona Norte); Redinha (Réveillon) e Espaço Cultural Marilene Dantas (Árvore de Mirassol).

Os festejos também contam com projetos contemplados pela lei de incentivo cultural Djalma Maranhão, desde exposições a festivais. Estes projetos seguem reunindo milhares de potiguares e turistas, movimentando a economia criativa. A Árvore de Mirassol transformou a praça localizada no bairro da Zona Sul da capital potiguar em uma grande quermesse a céu aberto.

O secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, falou sobre os desafios para a realização desta edição do evento. “O Natal em Natal 2021 foi bastante desafiador por causa da pandemia. A Prefeitura, através da Funcarte e outras secretarias, abriu vários editais públicos que possibilitaram a realização do evento, assim como emendas parlamentares, Lei Djalma Maranhão e projetos já consolidados na cidade. Tudo isso nos possibilitou a realização de uma vasta programação em várias regiões das cidades. Não podemos esquecer que o show pirotécnico já foi confirmado para o dia 31. Tudo isso com recursos municipais através das vertentes que já falamos. Ao todo, são 8 semanas de uma programação extensa, de forma híbrida, dando opção ao natalense de acompanhar presencialmente ou de casa”.

Nesta edição, a gestão municipal priorizou a participação de artistas locais. A cantora potiguar Khrystal ressaltou a importância do reconhecimento por parte da Prefeitura em priorizar os artistas da terra. “Acho de suma importância que os artistas sejam valorizados e expostos ao contato com o público, principalmente nesse momento, ficamos muito tempo sem trabalhar e nada mais justo que nessa retomada os artistas ocupem seus lugares de direito”, disse.

“Torço para que a classe artística seja olhada com mais atenção e respeito. Parece um desejo tão básico, mas ainda não é a nossa realidade. Sigo torcendo por isso, pois sem artistas não existe vida minimamente saudável e tanto nós quanto o público sabemos dessa importância. Entendo que cabe aos órgãos de gestão cultural esse entendimento e essa prática”, frisou Khrystal.

A cantora Nara Costa, que se apresenta nas comemorações natalinas há anos, também ressaltou a magnitude do evento. “O Natal em Natal na nossa cidade é uma festa pensada para todos, nós da classe artística sabemos o quanto é importante incluir a cultura de um modo geral nesta festa. Por isso acho muito importante ressaltar a diversidade musical neste evento tão popular e importante para a nossa cidade. Músicos, intérpretes, cantores e compositores podem divulgar e valorizar a música potiguar”, pontuou Nara.

Neste ano, o Natal em Natal tem o reforço da loja de artesanato Natal Original, após hiato de um ano por causa da pandemia. A loja que fica no entorno da Árvore de Mirassol impulsiona o artesanato potiguar com foco na busca de melhoria integral do segmento e aquecimento do turismo mediante exposições de arte e cultura. O Espaço Cultural Marilene Dantas também recebe a Feira de Gastronomia e Arte de Mirassol, com o objetivo de dotar a cidade de feiras de gastronomia para comercialização de produtos alimentícios de qualidade.

Iluminação natalina chama a atenção – As decorações e iluminação especial já viraram os queridinhos da população e, todas as noites, centenas de pessoas passam pelos equipamentos para tirar fotos e aproveitar os espaços. O mais tradicional símbolo das festividades do Natal em Natal, a Árvore de Mirassol deste ano possui 120 metros de altura, é uma das maiores e mais bonitas do Brasil.

O “Natal do Recomeço” está proporcionando uma grande movimentação na Praça da Árvore, que recebeu nova iluminação de LED. Além da estrutura em torno da Árvore de Mirassol com a casinha do Papai Noel e o túnel estático, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) também instalou três árvores na Zona Norte: as Árvores do Panatis, Parque dos Coqueiros e do Ginásio Nélio Dias. Instalou ainda mini-árvores de Natal na Via Costeira, bem como a decoração no Centro Histórico de Natal, Palácio Felipe Camarão e os três Reis Magos situados na Zona Norte e Zona Sul.

A Escadaria de Mãe Luiza (Areia Preta/Mãe Luiza) e o Espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Lagoa Azul) receberam decoração natalina. A Av. Praia de Ponta Negra recebeu uma decoração e iluminação especial, com um túnel estático, letreiro “hohohoho”, e os bonecos temáticos de Papai Noel, duendes e outros itens natalinos. Também receberam iluminação natalina: Pórtico dos Três Reis Magos, Instituto Histórico, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Catedral Metropolitana, Igreja de Bom Jesus, do Galo e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.