BUSCAR
BUSCAR
Feriadão

Na véspera do 7 de Setembro, Bolsonaro faz passeio de helicóptero

Presidência da República não divulgou detalhes. Presidente tem despachos de rotina com ministros no Palácio do Planalto
Metrópoles
06/09/2021 | 12:08

Na véspera do ato de 7 de Setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realiza um passeio de helicóptero. Ele está sobrevoando a Esplanada dos Ministérios na manhã desta segunda-feira 6. Questionada, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) não deu detalhes do itinerário.

Um dos locais onde Bolsonaro passou de helicóptero foi o Parque Leão, próximo do Recanto das Emas. Lá, estão concentrados centenas de apoiadores do presidente que vieram participar da manifestação no Dia da Independência.

Na véspera do 7 de setembro, bolsonaro faz passeio de helicóptero
Bolsonaro faz passeio de helicóptero. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Bolsonaro saiu do Palácio do Alvorada, onde conversou brevemente com apoiadores, por volta das 8h20, e tirou fotos em frente ao conversível presidencial Rolls-Royce. O veículo costuma ser usado nos desfiles do Dia da Independência. O mandatário chegou ao Palácio do Planalto cerca de 30 minutos depois.

No Planalto, ele tinha uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, às 10h, mas saiu do palácio por volta de 10h10. Um grupo de apoiadores do presidente se reúne na Praça dos Três Poderes e ficou em frente ao palácio chamando pelo chefe do Executivo federal.

O grupo gritou: “Bolsonaro, cadê você? Eu tô aqui só pra te ver”. Entretanto, o presidente não apareceu.

À tarde, Bolsonaro possui mais dois compromissos oficiais: reunião com Pedro Cesar Sousa, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República; e encontro com o embaixador Carlos França, ministro das Relações Exteriores. Ambas as agendas estão previstas para ocorrer no Planalto.

Antes das manifestações previstas, o presidente vem subindo o tom contra adversários. No sábado 4, Bolsonaro sugeriu que ministros do STF sejam enquadrados e voltou a citar ruptura dos Poderes como alternativa.

Neste 7 de Setembro, o chefe do Executivo deve participar das manifestações na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na Avenida Paulista, em São Paulo.

Nos últimos dias, ascendeu o debate sobre a legalidade da participação de servidores das forças de segurança em atos políticos. Governadores de oito estados já prometeram punir policiais militares que aderirem às manifestações.