A estrutura montada pela segurança pública para as eleições municipais de 2024 foi apresentada a representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN). A visita de cortesia aconteceu nesta terça-feira 1º no Gabinete de Gestão Integrado montado na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), em Natal.
Na reunião, o secretário da Segurança Pública, Coronel Araújo, apresentou o planejamento estratégico da segurança pública para a Operação Eleições 2024. Mais de 12 mil homens e mulheres que compõem as forças de segurança pública do Estado serão empregados na Operação Eleições 2024. Além de todos os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia, também participarão do esquema de segurança pública os policiais penais, servidores estaduais que são ligados à Secretaria da Administração Penitenciária.
Leia também: Governo do RN estabelece gratuidade no transporte metropolitano e rodoviário nas eleições
“Estamos em um ano de eleição municipal, que é um processo que tem realidades diversas em cada município. Então, conhecer essa estrutura, ver o que as forças de segurança montaram para esse momento permite que possamos alinhar esforços no sentido de promover um processo eleitoral tranquilo”, registrou a procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso. No trabalho de monitoramento, as forças de segurança irão utilizar sistemas desenvolvidos em colaboração com o MPRN e dados em tempo real da Justiça Eleitoral.
“Esse primeiro contato com as forças de segurança estaduais é de suma importância pois permite que a Justiça Eleitoral possa chegar a todo e qualquer recanto do estado e garantir uma eleição tranquila e pacífica já que nós estamos falando de uma eleição municipal”, registra a procuradora Eleitoral Clarisier Azevedo.
Forças de segurança para as eleições
Durante a visita, a governadora, professora Fátima Bezerra, colocou as forças de segurança que atuam no estado à inteira disposição do Poder Judiciário. “Tenho certeza que todos os homens e mulheres que compõem as forças de segurança pública do Estado estarão empenhados em garantir a maior tranquilidade possível no pleito de domingo. Temos todas as condições de garantirmos segurança e paz pública neste momento importante para a nossa democracia”, destacou a governadora, por telefone, ao anunciar quase R$ 10 milhões em diárias operacionais para os agentes e policiais que trabalharão no fim de semana de eleição.
Leia também: TRE-RN envia ao TSE pedido de forças federais para municípios do Seridó
TRE-RN aprova pedido de tropas federais para João Dias nas eleições
Em sessão plenária na noite desta quarta-feira 11, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) acatou o pedido do juiz da 41ª zona eleitoral, que solicitou reforço federal para garantir a segurança no município de João Dias durante o pleito.
O requerimento consta no Processo Administrativo Nº 0600338-21, e será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve tomar providências em relação ao envio de tropas para o primeiro turno das Eleições 2024.
Após mortes em João Dias, secretário diz que segurança será reforçada nas eleições
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira 28, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) esclareceu a prisão de dois suspeitos de envolvimento direto nas mortes do prefeito de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Oliveira, e do pai dele, Sandi Alves de Oliveira. O duplo homicídio ocorreu na manhã da terça 27.
O secretário de segurança, Coronel Araújo, destacou que a segurança será reforçada não só na cidade de João Dias, mas nos demais municípios do Rio Grande do Norte, contando com a presença de novos policiais civis e militares.