BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Mpox: OMS já confirmou 258 casos de nova variante fora do Congo

Dados da entidade mostram 258 casos no Burundi
Agência Brasil
30/08/2024 | 17:31

A República Democrática do Congo (RDC) notificou, ao longo do ano de 2024, cerca de 18 mil casos prováveis ou suspeitos de mpox e 629 mortes provocadas pela doença – incluindo mais de 5 mil casos e 31 mortes registradas nas províncias de Kivu do Norte e Kivu do Sul, onde a nova variante 1b foi identificada.ebcebc

“O número de casos reportado da nova variante vem aumentando rapidamente há diversas semanas. Felizmente, relativamente poucas mortes foram registradas ao longo das últimas semanas”, destacou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

mpox
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Dados da entidade mostram ainda 258 casos da variante 1b confirmados no Burundi; quatro em Ruanda; quatro na Uganda; e dois no Quênia, além de um na Suécia e um na Tailândia – as primeiras infecções fora do continente africano. “Também seguimos preocupados com surtos da variante 1a [mais antiga] em outras partes da RDC”, disse Tedros.

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (30), em Genebra, o diretor-geral da OMS informou ter se reunido com o presidente da RDC, Félix Tshisekedi, que prometeu US$ 10 milhões para combater o surto na região. “Também me reuni com parceiros globais e locais para tratar da ampliação da vacinação contra outras doenças, incluindo pólio, sarampo e malária”.

Vacina

Tedros destacou que a OMS está se mobilizando para acelerar o acesso e a entrega de vacinas contra a mpox na RDC e em países vizinhos que enfrentam surtos. Segundo ele, os fabricantes de duas vacinas que previnem a doença entregaram à entidade, na última sexta-feira (23), pedidos para uso emergencial das doses.

“Estamos analisando essa documentação o mais rápido possível. A segurança e a eficácia de vacinas são nossas prioridades mais altas. Não pegaremos nenhum atalho”, disse Tedros. “Os dois principais compradores de vacinas para países de baixa renda, Gavi [Aliança Mundial para Vacinas e Imunização] e Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância], exigem autorização da OMS para uso emergencial em países que ainda não possuem autorização local”, acrescentou.

“A necessidade de autorização da OMS para uso emergencial, entretanto, não é uma barreira na RDC. A agência reguladora do país aprovou ambas as vacinas contra a mpox em junho deste ano e o governo apelou por doações de doses por parte de países de alta renda”, destacou o diretor.

Testagem, medicamentos e pesquisas

Segundo Tedros, a OMS solicitou, nessa quinta-feira (29), que fabricantes de testes para diagnóstico de mpox também submetessem manifestações de interesse para uso emergencial. “Hoje, recebemos a primeira expressão de interesse”, disse.

“Nos últimos dois dias, promovemos encontros com pesquisadores para identificar prioridades nas pesquisas sobre mpox e auxiliar numa abordagem coordenada e colaborativa para o desenvolvimento de vacinas, testes e medicamentos”, completou. “É importante destacar que, apesar de serem uma ferramenta poderosa, as vacinas não são a única ferramenta de combate à mpox.”

O diretor-geral da OMS lembrou que o surto da nova variante 1b acontece em uma das regiões mais pobres e inseguras da RDC, dificultando a reposta contra a doença. “O que essa região da RDC precisa, mais do que qualquer outra coisa, é de uma solução política para a insegurança, sobretudo no leste”.

Nova variante do vírus Sars-CoV-2 é identificada em três estados
Variante XEC foi identificada no RJ, em SP e SC
13/10/2024 às 13:48
Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste
Na região Centro-Sul, tendência é de diminuição de casos
10/10/2024 às 17:23
Outubro Rosa: nutricionista destaca alimentos que podem ajudar na prevenção do câncer de mama
Inca estima mais de 73 mil novos casos da doença em 2023; alimentos protetores devem fazer parte da dieta
10/10/2024 às 13:34
Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, abre sete novos leitos
Com o incremento, Deoclécio Marques atingiu a marca de 150 leitos disponíveis, entre enfermaria e UTIs
03/10/2024 às 05:10
Governo abre novos leitos no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim
Unidade agora conta com 150 leitos no total
02/10/2024 às 14:41
Brasil registra um atendimento de emergência cardíaca por minuto
Associação Brasileira de Medicina de Emergência alerta para doenças cardíacas
30/09/2024 às 11:12
G20 anuncia ações conjuntas para combater surto de Mpox na África
Ministros de Finanças e Saúde destacam medidas específicas para prevenir a propagação do vírus, com foco em crianças
28/09/2024 às 13:27
Sesap amplia vacinação contra variante XBB da Covid 19
Vacina está recomendada para a população a partir de 12 anos
27/09/2024 às 13:26
InfoGripe indica aumento de síndromes respiratórias por covid-19
Ocorrências por rinovírus mantêm desaceleração em quase todo país
27/09/2024 às 09:05
Com superlotação, UPA de Parnamirim suspende atendimentos a novos pacientes do Samu
A nota explica que, devido à falta de espaço, novos pacientes não podem ser acomodados na unidade
27/09/2024 às 08:44