BUSCAR
BUSCAR
Condenação

Moraes determina cumprimento imediato da pena de Carla Zambelli

Ministro do STF também mandou notificar presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre perda de mandato da deputada
Redação
07/06/2025 | 15:27

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou neste sábado 7 o cumprimento imediato da pena da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Segundo informações da CNN, Moraes também mandou notificar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, sobre a perda de mandato de Zambelli.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) / Foto: Gustavo Moreno/STF
Decisão de Moraes foi publicada neste sábado 7 e inclui comunicação à presidência da Câmara - Foto: Gustavo Moreno/STF

A decisão reforça o trânsito em julgado (quando se esgotam os recursos) para determinar a execução da pena: 10 anos de prisão, perda de mandato e pagamento de indenização de R$ 2 milhões, junto com o outro condenado, o hacker Walter Delgatti Netto.

Moraes argumenta que Zambelli saiu do Brasil com “objetivo de se furtar à aplicação da lei penal, em razão da proximidade do julgamento dos embargos de declaração opostos contra o acórdão condenatório”.

Na decisão, o ministro ordena que a Secretaria Judiciária remeta ao Ministério da Justiça e Segurança Pública os documentos necessários para pedir a extradição de Zambelli. A Polícia Federal confirmou que ela desembarcou na Itália na última quinta-feira 5.

NOTÍCIAS RELACIONADAS