BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Moradores de Natal apontam retrocesso na decoração natalina

Críticas incluem desigualdade no investimento e menor qualidade em relação a anos anteriores
Redação
07/01/2025 | 15:15

A decoração natalina da capital potiguar em 2024, realizada no último ano da gestão Álvaro Dias, dividiu opiniões entre os moradores da cidade. Embora alguns tenham elogiado pontos específicos, como as árvores decorativas, muitos criticaram a desigualdade no investimento entre regiões, a falta de inovação e uma qualidade inferior em relação a anos anteriores.

Francisco Alves, de 18 anos, auxiliar de serviços gerais e morador da Zona Norte, afirmou que “ainda está a decoração, mas acho que seria melhor para a praça ter essa decoração porque deixa ela mais viva.” Apesar do elogio, ele sugeriu inovações para o próximo ano e adaptações para outras festividades: “Poderiam ficar algumas iluminações ou coisas diferentes para o São João.”

Município tem investido R$ 7,7 milhões na decoração natalina em 2024, valor 30% abaixo do que foi investido outrora / Foto: José Aldenir - Agora RN
Moradores de Natal apontam retrocesso na decoração natalina - Foto: José Aldenir - Agora RN

Já Tânia Maria, 57 anos, merendeira de Ponta Negra, foi mais crítica. “Não ficou legal. No tronco das árvores colocaram luminária no ano passado, e ficou bonito. Mas a via em si não ficou bonita este ano.” A moradora reforçou a percepção de que a decoração perdeu qualidade, especialmente nas vias públicas.

Leia também: Vereadores de Natal denunciam falta de manutenção da iluminação pública

A desigualdade entre as regiões da cidade também foi alvo de críticas. Para Iza Castro, 23 anos, estudante do bairro Potengi, enquanto Ponta Negra recebeu uma decoração mais elaborada, a Zona Norte foi negligenciada. “Eu achei que no geral ficou muito bonito, principalmente em Ponta Negra, mas quando a gente vem para a Zona Norte, ficou muito a desejar. Aqui também merecemos uma atenção maior.”

Washington Frutuoso, 66 anos, mecânico de Santarém, também comparou a decoração atual com a de anos anteriores e concluiu que houve um retrocesso. “A Itapetinga, aquela avenida, era mais bonita. Esse ano não foi essas coisas todas. Foi menos. Acho que teve um ano que era bem mais bonito do que esse ano. Esse ano foi pouco, mas teve a iluminação.”

Por outro lado, Larissa Nunes, 19 anos, atendente, mostrou-se satisfeita. “Achei linda. É o primeiro ano que eu venho para a praça trabalhar, e o primeiro ano que vejo a iluminação daqui assim. A árvore é o mais legal.”

Com a transição para o governo de Paulinho Freire, a expectativa dos moradores é de que a decoração natalina volte a ser um orgulho na cidade, com maior equilíbrio entre regiões e mais criatividade nos elementos decorativos.

Opiniões dos moradores sobre a decoração natalina

Francisco Alves, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, Zona Norte:
“Eu estava analisando agora, quando eu estava vindo, que ainda está a decoração. Eu acho que seria melhor para a praça ter essa decoração, porque deixa ela mais viva. Poderia ficar o ano todo, mas acho que poderiam ser iluminações diferentes ou até no São João eles derem uma renovada.”

Tânia Maria, 57 anos, merendeira, Ponta Negra:
“Não ficou legal. Na Ponta Negra, eu não achei legal porque no ano passado, no tronco das árvores, eles colocaram luminária. Onde ficou bonito foi onde colocaram a árvore lá, naquele restaurante ficou bonito, mas a via em si não ficou”.

Iza Castro, 23 anos, estudante, Potengi:
“Eu achei que no geral ficou muito bonito, principalmente em Ponta Negra, mas quando a gente vem aqui para a Zona Norte, ficou, eu senti assim muito a desejar. Comparado, eu sei que lá é turístico e tudo mais, mas aqui também merecemos uma atenção maior.”

Washington Frutuoso, 66 anos, mecânico, Santarém:
“Gostei, gostei, foi bom. A Iapetinga, aquela avenida, era mais bonita. Esse ano não foi essas coisas todas não. Foi menos. Acho que teve um ano que era bem mais bonito do que esse ano. Esse ano foi pouco, mas teve a iluminação.”

Larissa Nunes, 19 anos, atendente:
“Achei linda, é o primeiro ano que eu venho pra praça trabalhar. A árvore é o mais legal.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Paulinho Freire garante fim dos sorteios nos CMEIs e traça metas para redução de despesas
Reunião tratou sobre alinhamento das ações para os primeiros 120 dias do novo governo
08/01/2025 às 16:36
Natal caiu para sétimo PIB do Nordeste; Paulinho quer reverter a situação, afirma secretário
Vagner Araújo destaca que planejamento e obras estruturantes serão fundamentais para estimular o desenvolvimento econômico da capital potiguar
08/01/2025 às 13:12
Pedestre morre atropelado em acidente na Av. Prudente de Morais
Vítima fatal estava caminhando na calçada quando foi morta
08/01/2025 às 10:59
Natal sofre com falta de atendimento psiquiátrico e para dependentes químicos
Alerta é do vereador Preto Aquino (Podemos), que aponta entraves como precariedade do atendimento psiquiátrico, ausência de políticas para tratamento de dependentes químicos e sobrecarga nos equipamentos de saúde municipais
07/01/2025 às 12:57
Felipe Alves toma posse como novo Secretário Municipal de Serviços Urbanos
Solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira 7, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão
07/01/2025 às 11:45
Carteira de Coopista 2025 do Parque das Dunas pode ser solicitada online
Documento permite acesso ao Parque a partir das 4h30, todos os dias
07/01/2025 às 11:19
CBF muda regra da Copa do Brasil e acaba com vantagem de visitantes
Clubes visitantes não terão mais a vantagem de jogar por um empate no tempo regulamentar
07/01/2025 às 09:36
Detento morre após capotamento de viatura na Zona Norte de Natal
Além da vítima fatal, outros dois detentos estavam sendo levados no veículo e ficaram feridos
07/01/2025 às 07:53
Motociclistas de aplicativo fazem protesto após colega morrer em acidente na BR-101
Ato está acontecendo ao lado do shopping Midway Mall
06/01/2025 às 11:52
Criminosos arrombam e roubam cofres de lotérica em Natal
Crime aconteceu por volta das 3h dentro do terminal de ônibus e durou cerca de 25 minutos
06/01/2025 às 10:47