BUSCAR
BUSCAR
Dificuldades

Moradores da Zona Norte de Natal reclamam de buracos e lama na região

Comerciantes reclamam de desvalorização e baixa nas vendas
Karen Sousa
01/06/2024 | 11:42

Moradores e comerciantes da Zona Norte de Natal convivem diariamente com as dificuldades de passar por buracos nas principais ruas e avenidas da região. A Moema Tinoco, uma das principais avenidas do bairro Pajuçara, é uma entre várias que sofrem com a quantidade de buracos que prejudicam não só o trânsito de veículos, mas também as vendas nas lojas. É o que diz a comerciante Deise Fernandes, que define a situação como “precária para a comunidade”.

“O fluxo de carros é muito grande, é o dia todinho, porque até para a gente passar numa faixa de pedestre é ruim. A gente está sentindo falta de lombadas, são muitos buracos na pista, que dificulta para os moradores, como no caso dos pedestres e até para pessoas que têm veículos”, completa.

Motoristas enfrentam dificuldades e se arriscam para desviar de buracos / Foto: José Aldenir - AGORA RN
Motoristas enfrentam dificuldades e se arriscam para desviar de buracos / Foto: José Aldenir - AGORA RN

Deise tem um estabelecimento na Moema Tinoco, próximo aos buracos, e afirma que as dificuldades surgem especialmente na hora de trabalhar. “Tanto indo como voltando [do trabalho], essa ‘buraqueira’ está prejudicando demais, porque quando chega esse período de chuva, é lama na frente da nossa residência e dos comércios. É uma vergonha, porque aqui é uma passagem de pessoas que vêm de todos os lugares, até turistas para pegar a BR”, argumenta.

A comerciante também cita que a situação das vias significa uma desvalorização do bairro. “Atinge todo mundo aqui, fica um bairro desvalorizado, a avenida aqui tá de fazer vergonha, além de você ver buracos e lama, você vê terrenos baldios só juntando lixo e insetos”, conta e menciona, ainda, que já chegou a ver acidentes entre carros e motos no local.

Para um outro comerciante que trabalha próximo aos buracos da Moema Tinoco, a dificuldade vem principalmente com a lama que se acumula nos buracos a partir das chuvas. “Fica muita lama, não tem faixa de pedestres, só ali mais na frente”, diz ele, que preferiu não ser identificado.

“[Os veículos] já andam devagarzinho por causa do buraco. A solução é primeiramente tapar o buraco, mas segundo uma faixa de pedestre”, relata o comerciante e cita que as vendas também têm uma queda, pois “não é todo cliente que quer parar o carro no buraco”, relata.

WhatsApp Image 2024 06 01 at 08.42.14
Comércio despeja água contaminada na rua, o que deteriora o asfalto / Foto: José Aldenir – Agora RN

Morador de outro bairro da Zona Norte, Lagoa Azul, o estudante Leonardo Pereira passa diariamente pela avenida Moema Tinoco e afirma que o problema principal da quantidade de buracos em toda a região se dá por causa do despejo de esgoto clandestino. “E esse problema se repete em quase toda a extensão do trecho não duplicado”, frisa ele.

“O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tapa os buracos, mas a areia que desce das ruas que não são pavimentadas e o esgoto clandestino vão para a avenida”, completa. Conforme apurado pelo AGORA RN em uma reportagem recente, moradores reclamaram de um estabelecimento que despeja água contaminada na rua, o que deteriora o asfalto e faz a lama chegar até a avenida principal. Um dos moradores ainda citou que o estabelecimento utiliza produtos químicos que apresentam riscos.

“Inclusive, nas últimas chuvas a falta de drenagem ocasionou no alagamento de casas aqui na região, a água da avenida invadiu as casas. E a gente fica sem saber a quem recorrer. Já até aconteceu de ônibus caírem nesses buracos, e é um risco para os motoristas e também para os passageiros do transporte público”, conclui Leonardo.

Já no bairro Nossa Senhora da Apresentação, uma cratera aberta na avenida Maranguape interrompe o fluxo de veículos e pedestres. Segundo o comerciante Wellington Ferreira, a visitação de clientes na loja teve uma queda. “Caiu na faixa de 30%. Prejudica muito. Isso aí já é para terminar, porque aqui é uma via principal, aqui o fluxo é constante. Agora, caiu”, completa.

Em maio deste ano, um veículo caiu dentro da cratera após invadir o impedimento instalado no local. O incidente ocorreu no cruzamento da Avenida Maranguape com a Rua São Francisco e ao adentrar a zona restrita, o carro derrubou as barreiras e caiu no buraco, danificando as faixas de isolamento. O comerciante disse que soube do acontecimento e afirma que se preocupa com o risco.

Em resposta ao AGORA RN, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-RN) informou que as obras do Pró-Transporte estão sendo retomadas e que a operação Tapa-Buracos também segue com a programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sociedade Brasileira de Dermatologia promove Campanha “Dezembro Laranja” com ações de prevenção ao câncer de pele
SBD/RN realiza ação com exames dermatológicos gratuitos no dia 7 de dezembro, das 8h às 12h, no CECAN da LIGA, com distribuição de 800 fichas
06/12/2024 às 11:04
Câmara Municipal entrega Título de Cidadão Natalense a Hélio Santa Rosa
Honraria, de proposição do vereador Raniere Barbosa, reconhece relevantes contribuições do homenageado à capital potiguar ao longo de oito décadas
06/12/2024 às 09:38
Engorda de Ponta Negra proporciona aumento do turismo para festas de fim de ano em Natal
Representantes da ABIH se reuniram com prefeito na manhã desta quinta-feira 5
06/12/2024 às 09:18
Câmara aprova projetos de inclusão, meio ambiente e saúde
Iniciativas incluem acolhimento para alunos com TEA, revitalização de áreas verdes e incentivo à doação de leite materno
06/12/2024 às 05:18
Câmara de Natal recebe Selo Ouro em Transparência Pública
Premiação, divulgada no “Sexta de Contas”, destaca cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pela Casa
06/12/2024 às 05:12
Novo Código de Obras terá foco em acessibilidade e sustentabilidade
Projeto inclui critérios modernos, como reutilização de água e energias renováveis, mas enfrenta críticas da oposição por supostos privilégios à construção civil
06/12/2024 às 05:07
Revisão do Código de Obras de Natal é aprovada na Câmara
Vereadores da oposição se posicionaram contrários ou apresentaram abstenção às mudanças no Código
05/12/2024 às 16:35
Balé Popular de Triunfo apresenta a magia do folclore pernambucano na Casa da Ribeira
Circulação Pernambrincantes é inspirada nas manifestações folclóricas e tradições
05/12/2024 às 16:28
Preço médio da cesta básica aumenta R$ 10,47 na capital potiguar
Aumento foi de4 2,54 % em relação ao ano anterior
05/12/2024 às 12:56
Em sessão solene, Câmara homenageia profissionais dos hospitais de Natal
Autoridades foram agraciadas com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade natalense
05/12/2024 às 11:35