11/03/2023 | 03:10
Todas histórias de sucesso têm um começo. Gigantes como a Microsoft e a Amazon começaram em uma garagem. No Rio Grande do Norte, muitas empresas começaram pequenas da concepção ao primeiro produto. Foi o caso da La Churreria Gourmet, que já conta com cinco unidades – no RN e na Paraíba –, fábrica própria, mais de 20 funcionários e tem um plano de expansão ambicioso para dobrar as unidades até a metade de 2023. Mas os primeiros capítulos aconteceram em um foodtruck itinerante no ano de 2015.
Inicialmente, o único produto da casa eram os churros. À frente do negócio, a publicitária Fernanda Santos se disse surpresa com os bons resultados logo no início da trajetória empreendedora ainda com um foodtruck simples. “Era um carrinho que eu levava todos os dias, inicialmente comecei a guardar em casa. Só que o boom foi tão grande que tivemos que alugar uma casa para fazer a cozinha. Comecei com uma antiga sócia. Logo que a gente abriu, contratamos três funcionários porque foi um boom muito grande, foi surreal. Mas eu comecei sozinha, com apoio total familiar”, contou.
No entanto, ela fez uma revelação à reportagem: não se imaginava vendendo churros. Mas quando começou a empreitada, fez questão de tomar coragem e mergulhar de cabeça. “Se você ficar com medo, o negócio não anda. Se quer empreender, e for medroso, não empreenda. Às vezes as coisas vão acontecendo muito rápido e a gente tem que se jogar mesmo”, ponderou.
E o resultado veio mais rápido do que ela esperava. “Em 2016 o pessoal começou a me procurar sobre franquias e eu entrei de cabeça no mundo das franquias. Sem ter muita experiência e a gente começou a franquear. Vendemos três franquias de 2016 para 2017.
Fomos crescendo aos poucos”, contou. O plano de expansão foi além do Nordeste, mas a pandemia de covid-19 interrompeu o crescimento. “Chegamos a ter franquias no Sudeste antes da pandemia. Chegou a pandemia, fechou. Hoje em dia estamos trabalhando só a nível nordeste. Temos seis franqueados, quatro dentro de Natal, um em Parnamirim e outro em João Pessoa”, disse.
E o plano é expandir os negócios para outros estados mas, no momento, o foco é na região Nordeste. “Temos para fechar até o meio do ano pelo menos cinco unidades. No RN, na Bahia, Paraíba e Pernambuco. A gente consegue atender bem no Nordeste. Futuramente, quando estiver bem estruturado, eu pretendo ir para o Sudeste. Mas aí é abrindo uma fábrica lá, porque a distribuição é a gente que tem que fazer para não ter perda de produto e qualidade”, adiantou.
Além do plano de expansão do negócio, o cardápio também cresceu. Além de churros, a gama de produtos da La Churreria Gourmet passou a contar com salgados e terá novidades em abril, em comemoração aos oito anos da franquia. “Atualmente, estamos trabalhando com salgados, além do churros, que foram muito bem aceitos, começamos no final de 2021. Ano passado a gente implementou vários outros sabores, após iniciar com o de frango. Vamos lançar em abril os produtos pré-fritos. Para distribuição em supermercados, distribuidoras de alimentos e o cliente vai ter a opção de vir à loja e comprar estes produtos, também. Serão salgados e churros”, revelou.
PARTICIPAÇÃO TOTAL
A história da empresa começou com ela e mais uma sócia e amplo apoio familiar. Hoje, uma das unidades, a de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal, é uma franquia adquirida pelo pai de Fernanda. “Meu pai é meu franqueado, inclusive. Quando tem que levar carão, leva”, comentou rindo. Além disso, existem unidades no bairro do Planalto, Zona Oeste, na Zona Norte, e também em Parnamirim, na Grande Natal.
A unidade, segundo Fernanda, serve como uma espécie de piloto. Em que ela testa produtos e também leva novos franqueados para entenderem a rotina de funcionamento de uma unidade. “O produto é muito bem aceito. E isso é um ponto. Pessoal que tem loja, trabalha direito, faz administrativo de loja, o faturamento é bom, a rentabilidade é boa, o retorno é bom. Quando você vê que o negócio deu certo, é só ir replicando. Não é fácil. Cada ponto é um ponto, cada franqueado é um franqueado. Mas a gente tenta fazer o máximo para que a loja tenha sucesso”, observou.
No cardápio, atualmente, a franquia conta com caixinhas de salgado e grande variedade de churros. Entre eles o brasileiro, com direito a um recheio; o espanhol, com três palitos de churros e dois recheios tradicionais; o sanduíche de churros, com até dois recheios; gourmet; bombinhas de churros; milkshake e gelato.