BUSCAR
BUSCAR
Inauguração

Memorial do Legislativo Potiguar é inaugurado e celebra história política

Espaço restaurado na Ribeira destaca a democracia e o protagonismo histórico do Parlamento estadual, com acervo interativo
Redação
12/12/2024 | 07:27

O Memorial do Legislativo Potiguar foi inaugurado na tarde desta terça-feira 10. O espaço, localizado na histórica residência do ex-senador e ex-governador Augusto Tavares de Lyra, na avenida Câmara Cascudo, bairro da Ribeira, foi restaurado para preservar a memória política do Rio Grande do Norte.

Para o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a criação do memorial não buscou só a restauração da arquitetura, mas a preservação da memória da democracia. “Este espaço não é apenas um edifício restaurado, é um símbolo do compromisso com a preservação da nossa cultura, da nossa identidade, da nossa democracia. O Memorial Legislativo Potiguar tem uma nobre missão, conservar, preservar e promover a rica história do nosso Parlamento. Essa iniciativa da Assembleia Legislativa vai além da recuperação de um prédio histórico”, afirmou.

memorial4
Espaço, localizado na histórica residência do ex-senador e ex-governador Tavares de Lyra, na avenida Câmara Cascudo, bairro da Ribeira, foi restaurado para preservar a memória política do estado. Foto: ALRN

Para ele, as exposições interativas formam um portal para o conhecimento e a formação cidadã. “O Memorial que entregamos é reflexo não apenas da nossa história passada, mas também do esforço presente de construir um futuro digno para gerações vindouras. Que cada visitante deste espaço sinta a presença dos valores que os guiam, o respeito à história, o amor pela nossa terra e o compromisso com o bem-estar do nosso povo”.

Diretor-geral da Assembleia Legislativa, Augusto Carlos Viveiros falou sobre a importância da inauguração do memorial nos dias atuais. “Nesse memorial do Poder Legislativo, que a gente abre as portas da sociedade natalense, é a mostra, é a fotografia daqueles que deram a sua vida para o Estado. Então, o que nós fizemos foi olhar o passado, carimbar o passado e dignificar o passado. Não o passado só longínquo, mas o passado de ontem”.

memorial do legislativo
Sala das Personalidades conta com informações e imagens de ex-presidentes, além de antigas sedes do Legislativo. Foto: ALRN

E continuou: “O Poder Legislativo é o berço da democracia de qualquer país do mundo: estamos colocando a Assembleia Legislativa na demonstração de que ela foi forte quando devia ser forte. Enfim, ela participou do processo de desenvolvimento do RN”.

No espaço do Memorial, também funcionou, anteriormente, a Fábrica de Fiação e Tecidos Natal, que foi a primeira indústria do Rio Grande do Norte, e o jornal A República. Agora, a reforma viabilizou um espaço adequado para a interatividade e exposição do acervo coletado desde 1835.

A equipe da Divisão do Memorial buscou organizar o espaço de maneira moderna, condizente com as mais recentes práticas de museus pelo mundo. “Trouxemos o acervo que estava na antiga sede e outros itens que contam a história do RN sob a ótica do Legislativo. A inauguração é a devolução de um espaço para a utilização cultural e educativa no Centro Histórico. Tivemos que adaptar para se adequar à nova geografia do prédio, buscando interatividade e respeitando a dinâmica do próprio prédio”, explicou o responsável pela Expografia do espaço, Octávio Santiago.

Durante a cerimônia de inauguração, Ezequiel Ferreira fez questão de enaltecer o papel dos deputados estaduais na defesa pela criação do espaço. “É com imensa gratidão que dirigimos nossas palavras aos nobres deputados desta Legislatura. Este equipamento não seria possível sem a dedicação, o compromisso e o trabalho incansável de cada um de vocês, que têm, dia após dia, contribuído para o fortalecimento das nossas instituições e para o desenvolvimento do nosso Estado”.

O Memorial

O Memorial conta, já em sua entrada, a história de Augusto Tavares de Lyra e do Solar, que abriga o acervo. Em seguida, os visitantes têm à disposição um espaço multifuncional, que é dedicado a narrar a história da democracia e divisão dos poderes, além de servir como um auditório para palestras e debates.

Mais à frente, as pessoas que visitarem o ambiente terão um corredor que servirá para exposições temporárias e, ao lado, a Sala do Clero, onde está retratada a relação entre a política potiguar e a religião católica, incluindo a história de padres que foram parlamentares. No Memorial há também, no trajeto dos visitantes, a Sala das Personalidades, onde informações e imagens de ex-presidentes e antigas sedes do Legislativo serão expostas.

Na Sala das Personalidades, as janelas possuem imagens dos protagonistas da história política do Rio Grande do Norte, como Maria do Céu Fernandes e Café Filho. Ao fim da visita, há um ambiente onde é retratado o protagonismo feminino na política potiguar, que é referência pelo pioneirismo em todo o país. “É um espaço de uma importância extraordinária.

Na Assembleia recebíamos escolas e, agora, nossa expectativa é que essa gente nova venha e veja o que temos, desde 1835, fazendo a história do Legislativo. São 63 legislaturas, foi uma longa caminhada”, analisou o chefe da Divisão do Memorial, Aluísio Lacerda. O Memorial do Legislativo Potiguar está aberto para a visitação da população das 8h30 às 16h30, com a última admissão para visitantes às 16h. A entrada é gratuita e as visitas em grupos devem ser agendadas através do 84 3132-0346.

NOTÍCIAS RELACIONADAS