BUSCAR
BUSCAR
Política

MDB e PSDB buscam ampliar presença em municípios do RN

Partidos como PT, PP e PL também fortalecem suas bases em preparação para as eleições no Rio Grande do Norte, prometendo uma disputa eleitoral acirrada e competitiva
Redação
16/04/2024 | 08:07

Com diretórios instalados em 136 municípios do Rio Grande do Norte, o MDB é, atualmente, o partido político com maior representação no Estado. Comandado no RN pelo vice-governador Walter Alves, a sigla busca reforçar ainda mais sua influência estadual e tem como meta conquistar 70 prefeituras nas eleições municipais deste ano, como parte de um plano nacional de fortalecimento e ampliação de sua presença em território potiguar. Caminho este que é seguido de perto pelo PSDB e o União Brasil, respectivamente, o segundo e o terceiro maiores partidos do Estado.

“O trabalho de fortalecimento do partido é uma constante e segue a tendência nacional. Avaliamos que assim poderemos contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso Estado, onde atingimos a marca de 136 diretórios e 46 prefeitos. Estamos trabalhando para termos mais de 70 candidatos a prefeito este ano e apresentar o maior número de candidatos a vereador possível, de modo a ampliar a presença do MDB no Rio Grande do Norte”, afirmou Walter.

psdb no rn
Presidente do PSDB, Ezequiel Ferreira, discursa para plateia tucana durante evento de filiação em Natal - Foto: PSDB / reprodução

Ele ressaltou a importância de não apenas aumentar a quantidade de candidatos, mas também de focar na qualidade dos quadros da legenda no Estado. Com 136 diretórios municipais, o que equivale a 81,44% dos municípios potiguares, o MDB investe na formação e capacitação de seus representantes.

“Por meio da Fundação Ulysses Guimarães, estamos sempre oferecendo cursos e palestras com o objetivo de apresentar à população candidatos mais preparados para trabalhar em prol da melhoria da qualidade de vida dos potiguares”, destacou.

Segundo partido político com maior presença no RN, com diretórios municipais em 133 cidades potiguares, o PSDB, sob a liderança do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira, está focado em ampliar sua presença nas eleições municipais. A sigla planeja disputar aproximadamente 50 prefeituras e conta com dezenas de vice prefeituras e vereadores espalhados pelo Estado.

“Nosso partido continua grande no Estado. Teremos cerca de 50 nomes disputando as prefeituras em cidades importantes como Caicó, Guamaré, Areia Branca, Caraúnas e Ielmo Marinho, na região Metropolitana. Temos prefeitos muito bem avaliados que vão concorrer à reeleição em cidades como Parelhas, Pedra Grande, Serra Caiada, Campo Redondo, Cerro Corá, Caiçara do Norte e Carnaubais. Sem falar em dezenas de composições com outras siglas na condição de vice. Estamos organizados e vamos percorrer todas as regiões do Estado”, enfatizou.

Para Ezequiel, o PSDB passa por um processo contínuo de construção e fortalecimento, com foco em manter a legenda bem estruturada e ativa no Rio Grande do Norte. Ele completou destacando que, neste processo, a sigla tem por ordem ouvir e dar voz às suas bases. “Ouvimos nossos filiados sobre suas esperanças, expectativas e o que querem para o futuro de seus municípios e para o nosso Rio Grande do Norte”.

União Brasil busca expansão equilibrada no RN

O ex-senador José Agripino Maia, presidente estadual do União Brasil, terceiro partido com maior representação no Estado, destaca o crescimento progressivo da legenda no Rio Grande do Norte. Com 121 diretórios municipais, o partido busca expandir sua atuação de forma equilibrada para todos os 167 municípios potiguares e, para isso, planeja trabalhar intensamente nos próximos meses que antecedem as eleições, com a expectativa de eleger o maior número possível de prefeitos.

“O nosso objetivo é fazer o União Brasil crescer qualitativo e quantitativo, de forma orgânica e saudável. Mantemos nossa expectativa para fazermos o maior número possível de prefeitos junto ao eleitorado norte-rio-grandense e, se possível, sermos o maior partido do RN”, afirmou.

Agripino ressaltou que a expansão do partido é fruto de um trabalho conjunto, com a atuação forte dos líderes estaduais. “É um trabalho conjunto. Não tem atuação isolada de ninguém. O nosso objetivo é fazer o União Brasil crescer qualitativo e quantitativo, de forma orgânica e saudável. Mantemos nossa expectativa para fazermos o maior número possível de prefeitos junto ao eleitorado norte-rio-grandense e, se possível, sermos o maior partido do RN”, afirmou.

PT, PP e PL também marcam presença significativa no RN

Outros três partidos políticos também consolidaram sua presença no Rio Grande do Norte, com mais de cem diretórios municipais. O PT, comandado no RN por Júnior Souto e abrigo da governadora Fátima Bezerra, está presente em 116 municípios. Em seguida, o Progressistas (PP), presidido pelo deputado federal João Maia, conta com 112 diretórios. O partido passou por uma mudança significativa no ano passado, quando o senador Rogério Marinho assumiu a presidência, destronando João Maia, que comandava o antigo PL por 21 anos. Atualmente, o PL mantém sua presença em 110 municípios potiguares.

“Cabo e soldado estão presos”, diz Moraes, ironizando Eduardo Bolsonaro
Declarações fazem referência a frase dita pelo filho de Bolsonaro em 2018 para apontar fragilidade no funcionamento da Suprema Corte
22/05/2024 às 19:26
Justiça da Bahia marca audiência de julgamento de Wendel Lagartixa
Evento está agendado para julho, em Vitória da Conquista, na Bahia
22/05/2024 às 15:31
Leilão do Terminal Pesqueiro acontece em junho, afirma Fátima Bezerra
Terminal atenderá tanto à pesca oceânica de maior porte, quanto aos pescadores da comunidade
22/05/2024 às 14:50
Senado aprova PL de Styvenson Valentim que prevê castração química para presos por crimes sexuais
Projeto segue diretamente para análise na Câmara dos Deputados
22/05/2024 às 13:31
TSE rejeita cassação de Moro por unanimidade
PL e PT acionaram a Justiça alegando abuso de poder econômico
22/05/2024 às 08:07
Taveira demite indicados de Kátia e Carol Pires na Prefeitura de Parnamirim
Exoneração em massa ocorre no momento em que Kátia mantém sua pré-candidatura a prefeita, apesar de Taveira apoiar Salatiel de Souza
22/05/2024 às 08:00
Gonçalves bate o pé e não apoia Paulinho: “Defendo candidatura própria do PL”
Deputado federal do PL afirma que é contra o partido apoiar Paulinho, a quem vê como “deputado do centrão”
22/05/2024 às 07:32
Cassado, Dallagnol diz que “corruptos não têm mais medo” de punição
Ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol disse em comissão na Câmara que “corruptos não têm mais medo de serem punidos no Brasil”
21/05/2024 às 21:50
STF anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht
Medida não comporta o acordo de delação firmado pelo empresário durante a operação
21/05/2024 às 20:36
Zambelli e hacker viram réus no STF por invasão ao site do CNJ
Decisão da Primeira Turma foi unânime
21/05/2024 às 16:36
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.