BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Mais um: Bebê nasce com anticorpos após a mãe contrair Covid na gravidez
Érika Frango testou positivo para a doença com 35 semanas de gestação; a bebê Isabel foi acompanhada por especialistas
Metrópoles
30/06/2021 | 11:07

A bebê Isabel Frango Fagundes, hoje com quase 2 meses, nasceu com anticorpos contra a Covid-19. A mãe, Érika Frango Fagundes, testou positivo para a doença com 35 semanas de gestação. O caso aconteceu em Juiz de Fora (MG).

Além de Érika, o marido e a outra filha do casal, de 3 anos, também foram diagnosticados com a doença em abril deste ano.

“Nós mantivemos contato com o pediatra e com o meu obstetra o tempo todo. Várias vezes por dia eles estravam em contato com a gente, para perguntar como tinha sido o dia e o que a gente estava sentindo. Fizemos exames durante esse período, funcionários do laboratório vinham em casa fazer a coleta de sangue, acompanhar a situação e verificar se havia alguma alteração”, explicou Érika ao portal G1.

A pequena nasceu em 16 de maio e, desde então, é acompanhada por especialistas. Ela passou por uma série de exames para verificar seu estado de saúde, já que a mãe testou positivo para o coronavírus enquanto estava grávida.

“Fizemos exames no coração, eletro, ecocardiograma, exame de sangue, e entre eles esse que a gente sabe se ela tem o anticorpo”, contou a mãe.

O material genético da mãe e da filha foram enviados para Porto Alegre. O exame foi feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e confirmou a presença de alta taxa de anticorpos no sangue das duas.

O pediatra Antônio Aguiar, que acompanhou a família, afirma que a bebê pode ter contraído a doença através de uma transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto ainda dentro da vida intrauterina.

“A pergunta que fica é se a bebê não teria também um quantitativo de anticorpos neutralizantes que seriam resultados da produção do seu próprio sistema imunológico uma vez agredidos pelo coronavírus”, diz o médico.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.