O prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire, foi diplomado na noite desta quinta-feira 19 em cerimônia no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), no bairro Tirol. Durante o evento, ele agradeceu o apoio recebido na campanha e destacou que assumir a prefeitura será o maior desafio de sua trajetória política.
“Agradeço com o sentimento de honra e responsabilidade a todos que contribuíram para que chegássemos a este momento. Em especial, agradeço aos eleitores que confiaram em nosso projeto e acreditam em um futuro melhor para a nossa cidade”, declarou Freire, que já foi vereador por seis mandatos, vice-prefeito, deputado estadual e atualmente é deputado federal.

Paulinho assumirá a prefeitura em janeiro de 2025 ao lado de Joanna Guerra, vice-prefeita eleita e ex-secretária da gestão de Álvaro Dias. Ele afirmou que a nova gestão será voltada para atender principalmente às demandas da população mais vulnerável.
“Nosso objetivo é claro: transformar Natal em uma cidade mais justa, acolhedora e preparada para os desafios do futuro. Sabemos que a missão será desafiadora, mas com foco, trabalho e planejamento, atenderemos as necessidades da população de forma rápida e eficaz. Nossa gestão será voltada para aqueles que mais precisam do poder público”, disse Freire.
Paulinho também ressaltou o papel do trabalho em equipe e disse que é um sonho realizado se tornar prefeito da capital.
“É um sonho que eu sempre tive de comandar a nossa cidade. Mas sei também que será o maior desafio da minha vida. E eu tenho certeza com a ajuda, primeiramente de Deus, com a ajuda do Natalense, da Câmara Municipal, da bancada de deputados federais, estaduais, estaremos prontos para fazer com que a população seja bem atendida”, afirmou.
Em entrevista antes da cerimônia, Paulinho destacou as prioridades da gestão: zerar a fila das creches, preparação para o período de chuvas e prevenir alagamentos, além de corte de despesas.
“Primeiro é zerar a fila das creches, que foi uma promessa de campanha. Outra preocupação grande é que as chuvas estão chegando, a gente precisa fazer um trabalho de prevenção. Vamos tomar algumas decisões que vão impactar na economia da prefeitura, vamos cortar no começo da nossa gestão, principalmente jetons, gratificações diárias, viagens só as necessárias para que a gente possa economizar, para que possamos ter recursos para investimentos na nossa cidade”, afirmou.
Além disso, Paulinho Freire disse que a gestão terá o planejamento como pilar central da administração e reforçou a necessidade de ações imediatas para atender às demandas da população natalense. “A nossa principal marca é fazer uma gestão pautada no planejamento, para que os serviços essenciais realmente cheguem a cada cidadão. Queremos construir uma cidade do futuro, em pleno desenvolvimento, com avanços na saúde, educação, ação social, limpeza pública e iluminação”.
Sobre a formação do secretariado, Paulinho Freire informou que ainda está em processo de finalização e diálogo com aliados e partidos que o apoiaram. “Vamos anunciar os nomes após o Natal. Existem nomes sendo especulados, mas ainda precisamos fechar com alguns partidos para divulgar a composição completa”, explicou.
Os primeiros nomes já foram divulgados por ele nos últimos dias, sendo dois deles já presentes na gestão de Álvaro Dias (Republicanos): Thiago Mesquita, atual secretário do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), e Thiago Medeiros, atual presidente do NatalPrev. Além desses, a jornalista e professora universitária Criz Vidal será a secretária de Comunicação, Felipe Alves assumirá o cargo de secretário de Serviços Urbanos (Semsur) e o advogado e irmão do prefeito eleito Sérgio Freire vai assumir a Secretaria da Casa Civil.
Além do prefeito e da vice-prefeita, a cerimônia diplomou 28 dos 29 vereadores eleitos para o mandato de 2025. Os parlamentares representarão diversas siglas, destacando a renovação de 51% da Câmara Municipal em relação à legislatura anterior.
Lista dos vereadores eleitos em 2024
- Robson Carvalho (União Brasil) – 9.785 votos
- Ériko Jácome (PP) – 8.819 votos
- Daniel Valença (PT) – 8.249 votos
- Irapoã (Republicanos) – 7.760 votos
- Daniel Rendall (Republicanos) – 7.417 votos
- Thabatta Pimenta (PSOL) – 7.085 votos
- Brisa (PT) – 6.877 votos
- Herberth Sena (PV) – 6.709 votos
- Camila Araújo (União Brasil) – 6.563 votos
- Nina Souza (União Brasil) – 6.127 votos
- Tércio Tinôco (União Brasil) – 5.707 votos
- Léo Souza (Republicanos) – 5.435 votos
- Kleber Fernandes (Republicanos) – 5.334 votos
- Matheus Faustino (União Brasil) – 5.195 votos
- Samanda (PT) – 5.189 votos
- Aldo Clemente (PSDB) – 5.113 votos
- Preto Aquino (Podemos) – 4.959 votos
- Tárcio de Eudiane (União Brasil) – 4.692 votos
- Subtenente Eliabe (PL) – 4.224 votos
- Luciano Nascimento (PSD) – 4.214 votos
- Eribaldo Medeiros (Rede) – 4.135 votos
- Hermes Câmara (Cidadania) – 4.022 votos
- Cláudio Custódio (PP) – 3.939 votos
- Pedro Henrique (PP) – 3.728 votos
- Daniel Santiago (PP) – 3.721 votos
- João Batista Torres (DC) – 3.565 votos
- Anne Lagartixa (Solidariedade) – 3.518 votos
- Tony Henrique (PL) – 3.206 votos
- Fúlvio (Solidariedade) – 3.086 votos