BUSCAR
BUSCAR
Macaíba
Macaíba: Emídio Jr. seria eleito prefeito se eleição fosse hoje, aponta pesquisa
Pesquisa do Instituto Agora Sei contratada pelo Blog Senadinho Macaíba, e que o Agora RN reproduz, mostra que o candidato tem ampla vantagem sobre o segundo colocado, superior a 20 pontos percentuais. Líder, Emídio Júnior aparece como o menos rejeitado, com apenas 14,8% das citações. Para vereador, 77 nomes foram citados; 15 vagas estão em disputa
Redação
20/10/2020 | 05:10

Faltando pouco menos de um mês para a eleição, o candidato Emídio Júnior (PL) lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Macaíba, 6º maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte. Pesquisa do Instituto Agora Sei contratada pelo Blog Senadinho Macaíba mostra que o candidato tem ampla vantagem sobre o segundo colocado, superior a 20 pontos percentuais.

De acordo com a pesquisa estimulada – quando são apresentados os nomes dos candidatos, Emídio Júnior tem 42,6% das intenções de voto. A segunda colocada é Marília Dias (MDB), que tem 19,2%. Em terceiro lugar, está Delegado Normando (PSC), que aparece com 12,6% das citações.

Os três mais bem posicionados são seguidos por Janssen Motos (Podemos), que tem 3,4%; e Bolinha da Federal (Rede), com 0,8%. O candidato Poeta O Repórter do Povão (PSOL) não pontuou.

Ainda segundo a pesquisa, 15,2% não sabem em quem vão votar para prefeito de Macaíba; e 6,2% responderam que não pretendem votar em nenhum dos nomes apresentados.

Rejeição

Segunda colocada nas intenções de voto, Marília Dias lidera no quesito rejeição. De acordo com a pesquisa Agora Sei/Senadinho Macaíba, 36% não querem votar na ex-prefeita de jeito nenhum.

Além dela, aparecem como mais rejeitados os candidatos Bolinha da Federal, com 24,2%; Poeta O Repórter do Povão, com 20,8%; Janssen Motos, com 17,6%; e Delegado Normando, com 17%.

Líder na pesquisa estimulada para prefeito, Emídio Júnior aparece como o menos rejeitado, com 14,8% das citações.

21,8% responderam que não rejeitam nenhum nome e que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. Já 12,6% não souberam ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

Nesse quesito, os entrevistados puderam citar mais de um nome. Por isso, a soma dos percentuais é superior a 100%.

Avaliação da gestão

O Instituto Agora Sei também perguntou aos entrevistados como eles avaliam as gestões municipal, estadual e federal.

Segundo a pesquisa, 41,8% dos macaibenses considera a administração do prefeito Fernando Cunha (PSD) “ruim” ou “péssima”. Já 34,4% acham que a gestão é “regular”. E 21,2% avaliam a administração municipal como “boa” ou “ótima”. 2,6% não souberam ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

Em relação ao Governo do Estado, a maioria dos entrevistados respondeu que considera mediana a atual administração. Para 40,6%, a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) é “regular”. Já 28% dos entrevistados responderam que a gestão é “ruim” ou “péssima”. E 22,6% entendem que o governo Fátima é “ótimo” ou “bom”. 8,8% não souberam ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

O levantamento Agora Sei/Senadinho Macaíba também pediu a avaliação dos entrevistados sobre o Governo Federal. Para 37% dos entrevistados, a administração do presidente Jair Bolsonaro é “ótima” ou “boa”. Já 35% avaliam como “regular”. E 24,6% entendem que a atual administração do País é “ruim” ou “péssima”. Por fim, 3,4% não souberam ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

Vereador

O Instituto Agora Sei também perguntou em quem os eleitores de Macaíba pretendem votar para vereador. São 15 vagas em disputa para a Câmara Municipal. Segundo a pesquisa, 77 nomes foram citados no levantamento espontâneo – no qual os entrevistados podem dizer qualquer pessoa.
Apenas seis candidatos aparecem com mais de 2% na pesquisa.

São eles: Erika Emídio (PL), que lidera com 3,6% da preferência dos eleitores; Tafarel Freitas (PL), com 3,2%; Aroldo da Saúde (Cidadania), com 2,6%; Luizinho (PSB), que tem 2,4%; Rita (PL), com 2,2%; e Lula Canuto (MDB), que aparece com 2% das intenções de voto.

Apesar disso, quase metade (43,8%) dizem que ainda não sabem em quem vão votar. 7,2%, por sua vez, dizem que não vão votar em nenhum.

Dados

O Instituto Agora Sei entrevistou 500 eleitores de Macaíba entre os dias 11 e 12 de outubro de 2020. A margem de erro é de 4,3 pontos percentuais para mais ou menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o protocolo RN-06175/2020.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.