BUSCAR
BUSCAR
Inclusão

Macaíba oferece aulas de esporte adaptado para crianças com autismo

Iniciativa oferece 60 vagas para crianças de 5 a 15 anos, com acompanhamento individualizado durante as atividades
Redação
21/03/2025 | 18:59

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, iniciou nesta terça-feira 21 as aulas do Esporte Adaptado para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), com idades entre 5 e 15 anos.

As aulas acontecem na Praça da Juventude e serão ofertadas 60 vagas, divididas em turmas de 10 alunos, com acompanhamento individualizado por um profissional.

Iniciativa visa promover a inclusão e o desenvolvimento de crianças com TEA por meio de atividades físicas adaptadas. Foto: Divulgação.
Iniciativa visa promover a inclusão e o desenvolvimento de crianças com TEA por meio de atividades físicas adaptadas. Foto: Divulgação.

As inscrições estão abertas na Secretaria Municipal de Esporte, localizada na Praça da Juventude, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para se inscrever, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG e CPF da criança e do responsável, comprovante de residência, laudo médico, cartão SUS e declaração escolar.

A prática de esportes adaptados é reconhecida pelos benefícios que oferece no desenvolvimento das crianças com TEA, como o aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade, socialização, além de reduzir o estresse e a ansiedade, enquanto melhora a autoestima.

O secretário de Esportes de Macaíba, Sócrates Garcia, afirmou que a iniciativa atende a uma demanda crescente na cidade. “O esporte se mostra uma ferramenta extremamente eficaz na reabilitação dessas crianças e adolescentes. É uma alegria perceber o quanto nossas políticas públicas estão voltadas para a inclusão e promoção de qualidade de vida”, afirmou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS