Um macaco-prego vem invadindo casas e causando danos, testemunhas relatam comportamentos inusitados, como o uso de uma faca ao tentar de abrir um botijão de gás e até mesmo o consumo de álcool em gel. O animal está a solta desde o último sábado 23, em Balsas, sul do Maranhão.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o macaco revirando casas e destruindo objetos. O influenciador Francisco Garcia gravou o macaco e contou o caso em suas redes sociais.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e está realizando uma operação de captura, com o apoio de moradores que acionam a equipe sempre que avistam o animal.
Segundo informações preliminares, o macaco-prego teria sido criado em cativeiro e, por motivos ainda desconhecidos, foi solto na região.
A operação de captura está sendo realizada com o uso de cambão e redes tipo tarrafa. Por orientação de um veterinário, não foi recomendado o uso de tranquilizantes, devido ao risco de morte do animal.
Após ser capturado, o macaco-prego será encaminhado à Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), órgão vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).