Rodrigo Codes, professor e reitor eleito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para o período de 2024 a 2028, foi oficialmente nomeado para o cargo nesta quinta-feira 8. A nomeação foi formalizada por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e publicada no Diário Oficial da União.
O professor Codes assumirá suas funções como reitor no dia 31 de agosto. Ele foi eleito em abril deste ano, junto com Nildo Dias, que atuará como vice-reitor. A chapa liderada por Codes e Dias venceu a concorrência contra a chapa da professora Ludimilla Serafim e do professor Jean Berg.
Rodrigo Codes possui uma formação acadêmica, com dupla graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2003) e em Engenharia Generalista pela Ecole Centrale de Lyon, na França (2003). Além disso, possui mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Ecole Normale Supérieure de Cachan (ENS Cachan), na França (2011).
Novo reitor da Ufersa foi eleito em abril
Rodrigo Codes e Nildo Dias, eleitos para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), respectivamente, obtiveram 37,14% dos votos válidos na disputa. Em segundo lugar, a atual reitora da instituição, Ludmilla Oliveira, indicada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, obteve 33,11% dos votos, seguida pelo professor e ex-aluno da universidade Jean Berg, que conquistou 28% dos votos.
Apesar de receber um número absoluto de votos maior, Ludmilla Oliveira não saiu vitoriosa da disputa, contando com o apoio de 2.570 eleitores. Comparativamente, Codes recebeu 2.262 votos e Jean Berg alcançou 1.891 ao todo, resultando em uma posição diferente do resultado oficial. Essa discrepância se deve a uma alteração realizada na comissão eleitoral, que calcula o número de votos válidos dividindo-o pela quantidade de eleitores habilitados na instituição.