BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Lula escolhe candidato de Lula para o Supremo; leia opinião de Alexandre Macedo

Presidente tem, agora, a possibilidade de nomear uma mulher negra para o Ministério da Justiça. Mas aposto em outra solução
Alexandre Macedo
28/11/2023 | 07:26

O presidente Lula finalmente indicou o seu ministro da Justiça, Flávio Dino, para compor o Supremo Tribunal Federal (STF). Depois de formalizada, a indicação vai agora seguir as regras normais. O nome de Dino já foi encaminhado ao Senado, que fará uma sabatina do indicado e poderá aprovar ou não o seu nome. A sabatina vai acontecer no dia 13 de dezembro. Ou seja, antes do recesso, deve haver uma definição sobre o substituto da ministra Rosa Weber, exceto se houver uma grande ebulição no Senado.

A oposição, comandada por bolsonaristas, que não gostam de jeito nenhum de Flávio Dino, vai fazer muita zoada no Senado. Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro já disse que vai “infernizar” a vida do indicado de Lula para o Supremo.

Presidente Lula (PT) ao lado do ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula (PT) ao lado do ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Ricardo Stuckert / PR

É um direito dos senadores de realizarem a sabatina de todos os indicados. E é um direito também do presidente Lula indicar quem ele quiser para o cargo do STF.

A última semana foi turbulenta entre Legislativo e o Supremo, por conta da proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas. Depois da aprovação da PEC no Senado, ministros foram até o presidente Lula, ninguém sabe se para criticar o Legislativo ou se para barganhar a indicação do próximo ministro do Supremo. No fim das contas, deu Flávio Dino, um nome simpático aos ministros desde o começo do processo de escolha.

Politicamente falando, a escolha de Dino contraria dois públicos ao mesmo tempo. Primeiro, o PT, que não torcia pela indicação. Queria Jorge Messias, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo, havia um movimento grande que defendia a indicação de uma mulher negra.

Aliás, não é o forte do Governo Lula, até aqui, prestigiar as mulheres. Depois de ter nomeado, logo após a posse, o maior número de mulheres para ministérios na história da República, o presidente demitiu recentemente três mulheres do primeiro escalão: as ministras Daniela Carneiro (Turismo) e Ana Moser (Esporte), além de Rita Serrano, presidente da Caixa.

As mulheres, especialmente as negras, tinham a chance agora de ter um espaço na mais alta Corte de Justiça do País. Mas Lula não atendeu. Preferiu a conveniência de Dino.

O presidente tem, agora, a possibilidade de nomear uma mulher negra para o Ministério da Justiça. Mas aposto em outra solução. Lula agora deverá fazer o que mais gosta: aumentar o número de ministérios.

Nas últimas horas, vem sendo retomada a ideia de dividir o Ministério da Justiça e Segurança Pública em dois: um para a Justiça, outro para a Segurança.

O custo pode ser alto, no entanto. Não que a insegurança do País não mereça um órgão para ser efetivamente o de gestão nessa área. Mas é que o 39º ministério do governo seria muito pesado para o brasileiro.

*Alexandre Macedo é consultor político

Cometa ilumina os céus de Portugal e Espanha
Agência Espacial Europeia estimou que o objeto voou sobre os países a uma velocidade de 45 km por segundo antes de queimar sobre o Atlântico na noite de sábado 18
19/05/2024 às 17:53
Judô: Michel Augusto se garante nos Jogos Olímpicos de Paris
Atleta de 19 anos alcançou classificação no Mundial de Abu Dhabi
19/05/2024 às 17:24
Regina Duarte é advertida pelo Instagram por divulgar informações falsas sobre chuvas no RS
Publicação da atriz, dizendo que governo federal não aceita ajuda de Portugal, foi marcada pela plataforma e direcionada a página de checagem
19/05/2024 às 17:04
Caminhão tomba e pega fogo na BR-101 em Baía Formosa
PRF indicou a existência de um desvio, atualmente acessível somente a veículos pequenos
19/05/2024 às 16:46
Brasil encerra 1ª semana da LNF com aproveitamento perfeito
Seleção brasileira bateu a Sérvia por 3 sets a 0 neste domingo
19/05/2024 às 16:27
América encara Potiguar de Mossoró pela Série D do Brasileirão neste domingo 19
Partida acontece às 18h no gramado da Arena das Dunas
19/05/2024 às 16:02
Desvio na BR-304 é fechado e causa congestionamento
Aproximadamente 200 veículos ficaram parados aguardando a reabertura do desvio
19/05/2024 às 15:19
Sebastian Vettel guia carro histórico em nova homenagem a Ayrton Senna; veja vídeo
McLaren MP4/8 foi conduzido pelo alemão em manhã de emoção no autódromo de Ímola
19/05/2024 às 14:49
Iern Natal é inaugurado nesta segunda 20
Atividades do instituto iniciam com quatro turmas, totalizando 160 estudantes
19/05/2024 às 14:16
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.