BUSCAR
BUSCAR
Crítica

Lula diz que consumidor é “assaltado” por intermediários de combustíveis

Presidente defende Petrobras e critica intermediários por preços altos dos combustíveis.
Redação
18/02/2025 | 05:45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira 17 que, muitas vezes, a Petrobras não tem “culpa nenhuma” nos aumentos dos preços dos combustíveis e que o povo precisa ser informado sobre os responsáveis pelas altas para “saber quem xingar”.

O petista deu a declaração em defesa da Petrobras durante uma cerimônia de anúncio de investimentos na frota naval do sistema da companhia em Angra dos Reis (RJ).

estragos manifestacao mcamgo abr 090120231818 26
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante evento na Petrobras no Rio. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula disse que o povo não sabe que o litro da gasolina sai da Petrobras a um preço de cerca de R$ 3, mas é vendido ao consumidor final na bomba por cerca de R$ 6,50.

Com o diesel e o gás de cozinha, declarou o petista, a situação é semelhante, mas a população “pensa que a Petrobras aumentou” o valor.

“Depende do ICMS que é cobrado. O povo paga o triplo do preço que sai da Petrobras. É importante informar a população disso, para o povo saber quem xingar na hora que aumenta, para o povo saber quem é o filha da mãe disso”, afirmou Lula.

Diante do cenário, o chefe do Executivo falou em “venda direta” para os consumidores.
“A Petrobras tem que tomar uma atitude. A gente precisa vender para os grandes consumidores direto, se puder comprar direto, para poder baratear esses preços. Se a gente poder vender direto a gasolina, o gás, porque o povo, no fundo, é assaltado pelo intermediário. E a fama fica nas costas do governo”, afirmou Lula.