BUSCAR
BUSCAR
Decisão

Lula critica decisão da Meta e convoca reunião para debater impacto nas plataformas digitais

Presidente classificou como "extremamente grave" a recente decisão da Meta
Redação
09/01/2025 | 16:20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “extremamente grave” a recente decisão da Meta de flexibilizar suas políticas de moderação de conteúdo em plataformas como Facebook, WhatsApp e Instagram. Em resposta, Lula convocou uma reunião para discutir o impacto das medidas anunciadas pelo fundador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, que afirmou que a Meta abandonará seu programa de checagem de fatos e permitirá maior circulação de conteúdos políticos.

“Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade que o cara que comete um crime na imprensa escrita”, afirmou Lula na manhã desta quinta-feira. “É como se um cidadão pudesse ser punido pelo que faz na vida real, mas não pudesse ser punido pelo que faz na digital”, completou.

Lula em discurso no evento dos dois anos do 8 de Janeiro — Foto: Reprodução/Canal Gov
Lula critica decisão da Meta e convoca reunião para debater impacto nas plataformas digitais - Foto: Reprodução/Canal Gov

Leia também: Soberania do país tem que ser resguardada, diz Lula sobre Meta

A reunião, agendada para sexta-feira, terá como objetivo avaliar as implicações das mudanças da Meta e discutir estratégias para preservar a soberania digital e combater a desinformação. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência confirmou o encontro.

Regulamentação e soberania nacional

O vice-presidente Geraldo Alckmin também se manifestou sobre o tema, reforçando a necessidade de responsabilizar as big techs. “Não é possível você ter uma plataforma de presença global, sem responsabilidade, sem responsabilização. Não pode desinformar as pessoas, caluniar, mentir ou difamar. É preciso ter responsabilidade”, disse Alckmin em entrevista à Rádio Eldorado.

Lula destacou ainda que a soberania dos países deve ser respeitada pelas grandes empresas de tecnologia. “O que nós queremos é que cada país tenha a sua soberania resguardada. Não podem um ou dois cidadãos ferirem a soberania de uma nação”, enfatizou o presidente.

Mudanças na Meta e preocupações com desinformação

Na última terça-feira 7, Mark Zuckerberg anunciou em um vídeo de mais de cinco minutos que a Meta adotará uma abordagem menos rigorosa na moderação de conteúdo, alinhando-se a uma visão política favorável ao futuro governo de Donald Trump. A empresa decidiu descontinuar o programa de checagem de fatos, levantando preocupações sobre o impacto dessa mudança na disseminação de desinformação.

Analistas no Brasil e no exterior avaliam a decisão como um retrocesso, com potencial de intensificar a circulação de fake news e enfraquecer a democracia. Um analista destacou que a nova postura da Meta “tem o potencial de criar uma concentração de poder sem precedentes”, ao favorecer interesses políticos específicos e reduzir a transparência nas redes.

O debate sobre regulamentação digital e responsabilização das plataformas permanece no centro das atenções, com o governo brasileiro cobrando ações firmes para preservar a integridade das informações e a soberania nacional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Soberania do país tem que ser resguardada, diz Lula sobre Meta
Presidente criticou mudanças em regras de moderação de redes sociais
09/01/2025 às 14:41
Piloto morre e sete pessoas ficam feridas após aeronave de pequeno porte cair em São Paulo
Ocorrência deixou oito vítimas – os cinco ocupantes da aeronave e três pessoas atingidas em solo
09/01/2025 às 11:45
“Nosso país não é terra sem lei”, diz AGU sobre mudanças da Meta
Ministro promete agir contra conteúdos que violem leis brasileiras
09/01/2025 às 10:47
Governo discute mexer no teto de juros do consignado do INSS
Reunião extraordinária ocorrerá na quinta-feira 9. Bancos se queixam de que limite dos juros do crédito consignado pelo INSS está baixo
08/01/2025 às 19:44
Consideradas extintas, antas são vistas no Rio após 100 anos
Último registro do animal no estado foi feito em 1914
08/01/2025 às 16:26
CNPU: começa hoje reembolso da taxa de inscrição
Mais de 29 mil pessoas já foram reembolsadas
08/01/2025 às 15:15
Centrais sindicais rejeitam anistia a golpistas de 8 de janeiro
Carta foi assinada por oito líderes
08/01/2025 às 12:33
MPU publica edital de concurso com 152 vagas e salário de até R$ 13,9 mil
Inscrições poderão ser feitas de 13 de janeiro a 27 de fevereiro
08/01/2025 às 10:25
Paulo Pimenta: ‘Nós já começamos processo de transição das equipes e trabalho em conjunto’
Ministro referiu-se à chegada de Sidônio Palmeira como o novo titular da Secretaria de Comunicação da Presidência da República
08/01/2025 às 08:38