O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta terça-feira 31 que o atual vice-presidente, Geraldo Alckmin, será novamente candidato ao mesmo cargo na chapa que disputará a reeleição em 2026.
A declaração foi feita durante reunião ministerial realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro também marcou o início de uma reformulação no governo, com a saída de integrantes que pretendem disputar cargos eletivos.

De acordo com Lula, ao menos 14 ministros deixam seus cargos neste momento, enquanto outros quatro devem formalizar a saída nos próximos dias. A movimentação ocorre em razão do calendário eleitoral, que determina o afastamento de ocupantes de cargos no Executivo até o início de abril para participação nas eleições.
Entre os que deixarão o governo está o próprio Alckmin, que além da Vice-Presidência comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Para concorrer novamente, ele terá de se desincompatibilizar da função ministerial dentro do prazo legal.
A regra está prevista na legislação eleitoral e tem como objetivo evitar o uso da estrutura pública em benefício de candidaturas, além de garantir condições mais equilibradas na disputa. A exceção vale apenas para os cargos de presidente e vice-presidente da República, que podem concorrer à reeleição sem necessidade de afastamento.