BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Pesquisa Exatus: Luciano Santos lidera intenções de voto para a Prefeitura de Lagoa Nova
Levantamento do Instituto Exatus, encomendado pelo Jornal Agora RN, mede a preferência do eleitorado no formato espontâneo e em dois cenários de pesquisa estimulada, além de identificar lideranças do município, índices de rejeição e avaliação das gestões municipal, estadual e federal. Atual prefeito lidera em todos os cenários testados
Redação
06/08/2020 | 00:21

O atual prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, seria reeleito para o cargo caso as eleições municipais fossem hoje. É o que mostra a mais recente pesquisa do Instituto Exatus, encomendada pelo Jornal Agora RN para medir o cenário de pré-campanha no município, que fica localizado na região Seridó Potiguar, a 150 quilômetros de Natal.

Segundo o levantamento, o prefeito Luciano Santos lidera a preferência do eleitorado em todos os cenários testados, com margem de pelo menos 25 pontos percentuais para o segundo mais citado.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes de possíveis candidatos –, Luciano Santos aparece com 49,5% das intenções de voto. Ele é seguido pelo ex-secretário de Obras Hélio Costa, que tem 24,5%. Depois deles, estão o vereador Val Araújo, com 5,3%, e o sargento Jean Carlos, com 2,7% das citações.

Nesse cenário, 11% dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder à pesquisa e 7% afirmaram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados.

Considerando apenas os votos válidos (isto é, sem indecisos, brancos e nulos), Luciano Santos tem 60,4% das intenções de voto, seguido por Hélio Costa (29,9%), Val Araújo (6,4%) e Sargento Jean Carlos (3,3%).

Em outro cenário, a pesquisa Exatus/Agora RN mediu a preferência do eleitorado de Lagoa Nova considerando apenas um confronto direto entre Luciano Santos e Hélio Costa. Neste duelo, o prefeito aparece com 52,3% das intenções de voto contra 27,3% do ex-secretário. 11,4% disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder à pesquisa e 9% afirmaram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados.

Considerando apenas os votos válidos, neste segundo cenário, Luciano Santos tem 65,7% das citações e Hélio Costa tem 34,3%.

A pesquisa Exatus/Agora RN ouviu 400 eleitores de Lagoa Nova entre os dias 27 e 28 de julho de 2020. O levantamento tem margem de erro de 4,5%, para mais ou para menos, e índice de confiança de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o código RN-03165/2020.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados podem citar qualquer nome, Luciano Santos aparece com 44,3% das intenções de voto. Ele é seguido por Hélio Costa, que foi citado por 19,8% dos entrevistados; pelo ex-prefeito Erivan Costa, com 4,8%, por Val Araújo, com 3,5%, e pelo sargento Jean Carlos, com 2,5%.

Na espontânea, 21% dos entrevistados declararam que não sabem em quem votar ou não quiseram responder à pesquisa. Outros 4,1% pretendem votar nulo ou em branco.

Considerando apenas os votos válidos, Luciano Santos lidera com 59,2%. Em seguida, estão Hélio Costa (26,4%), Erivan Costa (6,4%), Val Araújo (4,7%) e Sargento Jean Carlos (3,3%).

Liderança política e rejeição

A pesquisa Exatus/Agora RN também mediu o apreço do eleitorado de Lagoa Nova pelas lideranças políticas da cidade. Neste quesito, Luciano Santos também está à frente. Segundo o levantamento, 44% dos entrevistados gostam mais do prefeito do que de outras lideranças.

O ex-prefeito Erivan Costa foi o mais lembrado por 18,5%. Já Hélio Costa tem o apreço de 13% da população. Por fim, Val Araújo é preferido por 3,8% da população, enquanto que o sargento Jean Carlos foi citado por 1,5% dos entrevistados. Outros 19,2% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

No quesito rejeição, a situação se inverte. De acordo com a pesquisa Exatus/Agora RN, Sargento Jean Carlos é o mais rejeitado pelo eleitorado de Lagoa Nova. Segundo o levantamento, 28,8% disseram que jamais votariam nele.

Em segundo lugar, está Val Araújo, rejeitado por 14%. Na sequência, aparecem Luciano Santos, com 13,3%; Hélio Costa, com 8,3%; e Erivan, com 1%. O PMDB – antigo nome do MDB – também foi citado, sendo rejeitado 0,5% dos entrevistados. 34,1% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

Avaliação da gestão

O levantamento encomendado pelo Jornal Agora RN também perguntou aos entrevistados como eles avaliam as gestões municipal, estadual e federal.
Segundo o Instituto Exatus, 74,5% disseram aprovar a gestão do prefeito Luciano Santos. Outros 17,5% desaprovam o trabalho da gestão municipal e 8% não souberam ou não quiseram responder.

No âmbito estadual, a governadora Fátima Bezerra também tem a aprovação da maioria dos eleitores de Lagoa Nova. Segundo a pesquisa, a governadora é aprovada por 52,5% e reprovada por 32,3%. Outros 15,2% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

Apesar do resultado, a maioria dos entrevistados disse que não votaria em um candidato apoiado por Fátima Bezerra em Lagoa Nova. Segundo a Exatus/Agora RN, 39,3% não votariam em alguém apoiado pela governadora e 1% não votaria “de maneira nenhuma”. Já 26,8% disseram que votariam e 6,5% votariam “com certeza”. Outros 24,3% disseram que “talvez” votariam. Por fim, 2,1% não souberam ou não quiseram responder.

Já a gestão federal tem a reprovação da maioria dos entrevistados. Segundo a pesquisa, 47% desaprovam o presidente Jair Bolsonaro, enquanto 45% aprovam. Outros 8% não souberam ou não quiseram responder.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.