O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen, campeão olímpico no slalom gigante do esqui alpino, teve nesta segunda-feira 16 sua participação encerrada no slalom, prova que é considerada sua especialidade. Após uma queda durante a primeira descida na pista de Bormio (Itália), ele foi automaticamente desclassificado e não pôde disputar a segunda descida marcada para as 9h30.
Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Braathen iniciou a primeira descida em ritmo agressivo, mostrando o desempenho que o levou ao ouro no último sábado (14/2) em Milão-Cortina. Na ocasião, ele somou os melhores tempos das duas baterias do slalom gigante e conquistou a primeira medalha de ouro da história do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Antes do feito de Braathen, o melhor resultado brasileiro nas Olimpíadas de Inverno havia sido alcançado por Isabel Clark, que terminou em 9º lugar no snowboard cross em Turim, em 2006.
A queda de Lucas Pinheiro encerra a expectativa por uma segunda medalha para o país nesta edição dos Jogos, mas mantém seu nome marcado na história do esporte brasileiro.