BUSCAR
BUSCAR
Literatura
Livro póstumo de escritor potiguar vítima da Covid-19 é lançado
Livro póstumo do escritor Junior Dalberto, que morreu em decorrência da Covid-19, será lançado nesta sexta-feira 26. Autor completaria 10 anos de carreira neste mês
Redação
25/02/2021 | 08:22

O escritor, dramaturgo e poeta potiguar Junior Dalberto completaria neste mês de fevereiro 10 anos desde o lançamento da primeira obra literária. Vítima da Covid-19, o autor morreu em outubro do ano passado aos 60 anos, mas deixou vasto material para ser publicado. O livro inédito “O último Nephilim” será lançado nesta sexta-feira 26 pela editora CJA, como uma forma de manter vivo o trabalho do ex-policial federal que se realizou na carreira de escritor.

A história do livro se passa na cidade imaginária de Brancas Dunas, cenário da primeira obra de Junior Dalberto, “Pipa voada sobre Brancas Dunas”, lançada em fevereiro de 2011 e que se tornou um sucesso e está na quarta edição. Na nova história, o autor utiliza a magia como elemento para desenrolar o enredo do romance que se passa no período da invasão holandesa ao nordeste brasileiro. Os personagens principais são índios, pescadores e holandeses que se entrelaçam entre seres humanos e mitológicos, na cidade criada pelo autor.

Entre textos de teatro, poesias e contos, Junior lançou 9 livros. Agora, o trabalho de Robson Paiva, companheiro do escritor por 19 anos, em parceria com a editora CJA é organizar o material inédito deixado por ele.

Livro póstumo de escritor potiguar vítima da covid-19 é lançado
Capa do livro “O último Nephilim”. Foto: Divulgação

“No dia que Junior se internou, ele me enviou dois livros prontos, sendo um de contos e um de poesia. Ao todo, ele deixou 5 livros prontos para serem publicados. E tem outros escritos ainda por serem finalizados. Pretendemos ir publicando essas obras. Junior era um dos maiores escritores da editora e um amigo querido, que sempre estava planejando algo novo. Vamos dar andamento ao legado dele”, disse o editor Cleudivan Jânio.

Junior se aposentou como policial federal e tinha formação em Ciências Contábeis pela UFRN. Mas desde criança se mostrou um apaixonado pelo mundo da literatura. A mãe era professora e incentivava o hábito da leitura no filho, que depois que chegava da escola era deixado na Biblioteca Câmara Cascudo, em Natal, onde pôde se tornar um leitor de clássicos da literatura nacional.

Outra paixão que sempre atraiu Dalberto foi o teatro. Ele escreveu textos que foram encenados aqui no estado e Brasil a fora, como o premiado monólogo “Borderline” – que contou ainda com direção do autor – e o espetáculo infantil “Titina e a fada dos sonhos”, além da comédia “O velório da Marquesa di Fátimo”.

A obra que será lançada nesta semana, “O último Nephilim”, foi selecionada pela Lei Aldir Blanc, através da Fundação José Augusto e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Serão 500 exemplares nessa primeira tiragem e o livro já está em pré-venda, no valor de R$ 40, através do e-mail: [email protected]

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.