BUSCAR
BUSCAR
Covid-19
Livro aborda atuação do psicólogo durante pandemia
Um dos capítulos da obra é de autoria de alunos e professora potiguares
Redação
08/04/2021 | 10:12

Foi lançado o livro “La Psicología de la Salud en el enfrentamiento a la COVID-19 en América Latina” . A obra é um guia, uma espécie de manual orientador da atuação do psicólogo na linha de frente na pandemia do Covid-19.

A elaboração do livro começou a partir da convocação da Associação Latino-Americana de Psicologia da Saúde (ALAPSA), que acionou profissionais em todos os países da América Latina, para fazer um livro que retratasse a realidade vivenciada pelos psicólogos nos hospitais durante a pandemia.

A pandemia do novo coronavírus que atingiu o mundo a partir do final de 2019, gerou muitos impactos: individual, familiar, sociorrelacional, profissional, econômico, político, nas relações internacionais e, obviamente, na saúde mental. Há mais de um século, a humanidade não experimentava um impacto coletivo dessa relevância.

As experiências acumuladas ao longo desse tempo tiveram que ser lembradas e novas e criativas medidas e ações foram e estão sendo desenvolvidas, o que culminou na necessidade de documentar e relatar todas essas novas vivências.

No Brasil, o professor Ricardo Werner-Sebastiani foi o responsável pela formação da equipe que fez esse retrato. Sendo um país de dimensões continentais, foram selecionados profissionais de cada região do país, e nesse contexto, a professora Gabriela Moreira – do curso de Psicologia da Unp – foi convidada a escrever um capítulo do livro relatando a vivência na região Nordeste.

Juntamente com seus dois alunos de iniciação de pesquisa, Jackson Ribeiro da Silva e Paulo Cesar Alves de Sá, que atuaram como colaboradores, eles elaboraram o capítulo “Actuacion de los Psicólogos de La Salud en Brazil durante la pandemia covid-19”. A participação na publicação foi fruto de articulações do Projeto de Extensão Hospitalizar-se do curso de Psicologia da UnP.

O capítulo fala sobre as experiências dos psicólogos brasileiros no trato com a Covid, coletando as experiências da América Latina. O livro tem o objetivo de servir como um guia para psicólogos que trabalham em unidades hospitalares, relatando estratégias e métodos utilizados no enfrentamento à pandemia, sendo um importante registro e servindo como referência para as futuras gerações.

O livro que serve como guia para esses profissionais já está disponível e pode ser baixado de forma gratuita na biblioteca da Organização Mundial de Saúde e no site da ALAPSA: www.alapsa.net .

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.