O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta terça-feira 27, a campanha “Se apronte pra votar”, para orientar os eleitores nestes 40 dias que antecedem as eleições municipais de 6 de outubro. A ação, que será divulgada em emissoras de rádio, televisão, redes sociais e no canal do YouTube da Justiça Eleitoral, é composta por uma série de oito filmes com instruções para o pleito.
A primeira peça publicitária destaca a importância de baixar o e-Título, aplicativo que funciona como versão digital do título de eleitor. Com o e-Título, o eleitor pode visualizar o número do documento, justificar o voto, inscrever-se como mesário voluntário e até consultar informações cadastrais. Além disso, o aplicativo ainda orienta o usuário até a seção eleitoral por meio de ferramentas de geolocalização.
Para utilizar o aplicativo, basta baixá-lo gratuitamente nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store e inserir os dados solicitados, como número do título ou CPF, nome completo, nome dos pais e data de nascimento, seguindo as informações constantes no cadastro eleitoral. O TSE reforçou a importância de que essas informações estejam corretas, com os dados inseridos correspondentes aos do cadastro eleitoral para evitar problemas.
Eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico poderão votar levando apenas o e-Título, que mostrará a foto do eleitor no aplicativo. Caso a fotografia não apareça, será necessário apresentar um documento oficial com foto no dia da eleição.
O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro, e em municípios com mais de 200 mil eleitores, o segundo turno poderá ocorrer no dia 27 de outubro. A votação em ambos os turnos será das 8h às 17h, no horário de Brasília.
A campanha “Se apronte pra votar” também abordará outros temas, como biometria, procedimentos de votação no 1º e 2º turnos, boca de urna, uso de celular na cabine de votação, justificativa eleitoral e o caminho do voto.
A Justiça Eleitoral alerta ainda para a importância de baixar o e-Título com antecedência, para evitar “filas virtuais” que possam comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos nos dias que antecedem o pleito. l
