BUSCAR
BUSCAR
Judiciário
Justiça decide que pomba e Jesus Cristo não são símbolos exclusivos da Igreja Universal
Igreja de Edir Macedo alegou que Igreja das Nações de Deus tentou obter "vantagens econômicas indevidas" com "imitação" de marcas
Metrópoles
12/08/2021 | 13:32

A perdeu a ação que movia contra a Igreja das Nações do Reino de Deus por ter supostamente utilizado nome, marcas e símbolos semelhantes. Segundo o juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, além de não ter acontecido uma reprodução integral das marcas da Universal, o uso das palavras “Igreja” e “Deus”, citadas no processo, não configura imitação. As informações são do Uol.

Para a igreja de Edir Macedo, a intenção da outra organização religiosa era obter “vantagens econômicas indevidas” por meio de doações ao confundir os fiéis. “São utilizados os mesmos aspectos gráficos, fonéticos e ideológicos, sem nenhum símbolo ou imagem para a diferenciação, o que causa extrema confusão”, disse a Universal.

Além da expressão “Jesus Cristo” nas fachadas e nos altares dos templos, o logotipo da Igreja das Nações utiliza uma pomba como símbolo. A Universal afirma que a pomba na logo é “praticamente idêntica” à sua. As únicas diferenças seriam a direção do voo e a cruz ao fundo, ao invés de um coração, como é o símbolo da Universal.

Logo da Igreja das Nações do Reino de Deus
Logo Igreja Universal

Em sua defesa, a Igreja das Nações alega que a pomba é uma imagem comum para a religião cristã, uma vez que remete ao batismo de Jesus Cristo. A organização também afirmou que alterou o desenho, bem como a fonte do nome “Jesus Cristo” em sua logo para provar que seu objetivo é somente propagar a palavra de Cristo. “Não pode haver monopólio”, declarou a entidade religiosa.

Em 2018, Romualdo Panceiro, que fez parte da Universal por mais de 30 anos e chegou a ser um dos principais ministros, rompeu com Edir Macedo e criou a Igreja das Nações.

A Universal ainda pode recorrer da decisão.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.