A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte determinou nesta quinta-feira 9 a cassação dos mandatos do prefeito José Adolfo da Silveira Neto (Podemos) e da vice-prefeita Lizandra Maria Correia de Oliveira (MDB), do município de Francisco Dantas, na região oeste potiguar. A decisão, assinada pelo juiz Edilson Chaves de Freitas, da 40ª Zona Eleitoral de Pau dos Ferros, também declarou os representados inelegíveis por oito anos.
A cassação ocorreu após denúncia de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi movida pela Federação Brasil da Esperança e pelo ex-candidato a prefeito Jairo José Campos da Costa (PT).
Apesar da decisão ser de primeira instância, os cassados permanecerão nos cargos até o julgamento de eventual recurso. Caso a sentença seja confirmada em segunda instância, o presidente da Câmara de Vereadores deverá assumir o Executivo Municipal até que novas eleições sejam realizadas, conforme determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
José Adolfo foi reeleito em 2024 com 1.398 votos, representando 55,41% dos votos válidos, enquanto Jairo Campos obteve 1.125 votos, ou 44,59%, uma diferença de 273 votos.
Com informações do portal Fatos do RN